Estrelado por Fernanda Torres e Fernanda Montenegro, o filme “Ainda estou aqui” foi o longa escolhido pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais (ABCAA) para concorrer ao Oscar em 2025.
O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira (23), e o filme dirigido por Walter Salles disputará uma vaga entre os indicados na categoria de Melhor Filme Internacional. A escolha da ABCAA desbancou o cearense “Motel Destino”, exibido no Festival de Cannes, que também estava na lista.
A última vez em que o Brasil foi indicado à categoria no Oscar foi com o filme Central do Brasil, em 1999, também de Walter Salles. Antes dele, apenas três filmes tiveram esse destaque: O Que é Isso, Companheiro?, de 1998; O Quatrilho, de 1996; e O Pagador de Promessas, de 1963. Até hoje, o Brasil nunca venceu um Oscar de melhor filme estrangeiro.
O processo de escolha de filmes estrangeiros acontece todos os anos e conta com uma série de critérios de elegibilidade: precisa ter sido produzido, em sua maior parte, no país de origem; ter sido exibido nos cinemas até 30 de setembro do ano anterior à cerimônia; não ter sido exibido em streaming ou na TV antes do lançamento comercial em salas de cinema; e, finalmente, ter sido selecionado por uma organização composta por pessoas da indústria cinematográfica local.