Nesta quinta-feira, 26 de setembro, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) anunciou que o estado do Piauí registrou 2.922 focos de incêndio em setembro deste ano. Esse número representa quase o dobro dos 1.489 casos contabilizados ao longo de agosto.
No volume diário registrado pelo órgão, o dia 15 de setembro acumulou o maior número, com 232 focos. Já no dia 14 de setembro, foi registrado o menor número até aqui, com 10 focos. O levantamento mensal continua abaixo do registrado em setembro do ano passado, que teve 3.941 focos.
Conforme pesquisa divulgada pelo Inpe, o Piauí é o segundo estado do Nordeste com mais focos de incêndio em 2024. Até o mês passado, quase 3 mil focos tinham sido registrados no estado.
Vítimas dos incêndios
Durante as operações para conter as chamas na região, na última segunda-feira (23), em Uruçuí, no Sul do Piauí, dois brigadistas morreram após serem cercados por fogo ao tentar conter um incêndio florestal. Ainda não se sabe como e quando o incêndio começou. A Polícia Civil do Piauí investiga o caso.
Nova lei aprovada
Diante do cenário, uma portaria da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) foi aprovada e já está em vigor no estado, proibindo a utilização do fogo em vegetação até o dia 17 de novembro. A medida revoga todas as autorizações de queima controlada emitidas pela Semarh para esse período.