A seis dias das eleições municipais de 2024, o eleitorado já pode, de maneira prática e ágil, consultar os locais de votação para o primeiro turno, que ocorre neste domingo (6), bem como para o segundo turno, previsto para o dia 27 de outubro, nos municípios com mais de 200 mil eleitores.
A Justiça Eleitoral, através do aplicativo e-Título e do portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), disponibiliza ferramentas que permitem a verificação da zona e seção eleitoral onde cada cidadão deve exercer seu direito ao voto. Essas plataformas também incluem as atualizações de locais de votação para aqueles que solicitaram a transferência temporária do local original de votação.
Consulta
Para saber o local no qual deve comparecer no dia 6 de outubro, basta acessar o portal www.tse.jus.br, selecionar a opção “Serviços Eleitorais” no menu superior e, em seguida, clicar em “Local de votação/zonas eleitorais”. O próximo passo é preencher os campos solicitados com o nome completo, número do título de eleitor ou CPF, data de nascimento e nome da mãe, e então clicar em “Entrar”. As páginas dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) também oferecem esse serviço, informando o número da inscrição eleitoral, a zona e o endereço completo do local de votação. No caso do Ceará, os eleitores podem acessar essas informações através do site www.tre-ce.jus.br.
Aplicativo
A versão digital do título de eleitor, disponível por meio do aplicativo e-Título, facilita ainda mais o acesso às informações. Logo na tela inicial, abaixo do nome do usuário, já é possível visualizar o local de votação. Em paralelo, o aplicativo utiliza recursos de geolocalização para orientar o eleitor até a sua respectiva seção eleitoral, tornando o processo ainda mais simples e eficiente.
Com essas ferramentas, a Justiça Eleitoral reforça seu compromisso em garantir que o direito ao voto seja exercido de forma acessível e transparente.