A Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) realizou, na noite desta terça-feira (1º), uma coletiva de imprensa com o objetivo de dar mais detalhes sobre o roteiro de eventos do Círio de Nazaré, bem como os trajetos e infraestrutura de cada procissão que integram o festejo católico.
Além da Trasladação e da Grande Procissão, que acontecem no segundo fim de semana de outubro — o principal do Círio, outras romarias temáticas também integram o calendário de festividades em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré.
É possível participar das tradicionais procissões a pé, mas há ainda romarias motorizadas e fluviais, e algumas voltadas para ciclistas, corredores, crianças e também pessoas com deficiência. Confira os detalhes de cada uma das procissões do Círio 2024 a seguir:
Trasladação e Grande Procissão
A Trasladação acontece no sábado, 12 de outubro, com saída às 17h30 do Colégio Gentil, após a missa das 16h30. O percurso, que tem 3,7 km, passa pelas avenidas Nazaré, Presidente Vargas e Castilho França até a Catedral de Belém. Estima-se que a procissão dure cinco horas e conte com 1,9 milhão de participantes.
“O público da Trasladação é um dos públicos que a gente mais vê crescer, acreditamos que pelo clima e pelas homenagens que são belíssimas durante a noite. Então a participação cresce muito”, ressalta Antônio Luis Ferro de Sousa, responsável pela Diretoria de Procissões.
O Círio de Nazaré, a maior das procissões, ocorre no domingo de 13 de outubro, com missa às 6h na Catedral de Belém e saída às 7h. O trajeto de 3,6 km passa pelas principais vias da cidade, como a avenida Portugal e a avenida Nazaré. Com uma estimativa de público de 2,3 milhões de pessoas, o Círio deve durar cerca de seis horas.
Tanto a Trasladação quanto o Círio terão pontos de atendimento médico da Cruz Vermelha e Defesa Civil ao longo dos seus percursos, sendo 33 no sábado e 34 no domingo.
Os trajetos também contarão com 15 Ecopontos, uma novidade deste ano que amplia o EcoCírio, iniciativa sustentável para coleta seletiva do lixo produzido durante as festividades, antes concentradas no Arraial de Nazaré.
Além disso, durante toda a Grande Procissão e Trasladação, catadores estarão à disposição para fazer a coleta do lixo e para conscientizar a população nesses Ecopontos. Anteriormente, havia somente a coleta de lixo ao fim das procissões, mas agora esse processo acontecerá também ao longo do evento.
Ainda relativo ao trajeto das duas maiores procissões, a DFN lembra da utilidade do aplicativo digital “Kd a Berlinda?”, disponível para download na App Store e Play Store. Nele, é possível saber em tempo real em que local a Berlinda com a Imagem Peregrina está, para que a pessoa possa ir ao encontro dela ou aguardar sua passagem.
Romarias antes da Grande Procissão
A Romaria Traslado dos Carros acontece no dia 9 de outubro de 2024, com saída às 20h da Praça Santuário. O percurso, que totaliza 5 km, passa por importantes vias de Belém, incluindo as avenidas Nazaré, 14 de Março, Antônio Barreto e Doca de Souza Franco, até chegar ao Estacionamento Porto Futuro. A previsão é de um público de 30 mil pessoas, com duração estimada de duas horas.
O Traslado para Ananindeua-Marituba ocorrerá no dia 11 de outubro, com saída às 8h da Basílica Santuário de Nazaré. O trajeto de 53 km passa por diversas vias de Belém e da região metropolitana, como as avenidas Nazaré, Magalhães Barata e a BR-316, chegando à cidade de Marituba. A procissão contará com um público estimado de 1,5 milhão de pessoas e deve durar cerca de 10 horas.
A Romaria Rodoviária está marcada para o dia 12 de outubro, com início às 5h30, partindo da Igreja Matriz de Ananindeua. O percurso de 24 km segue pela BR-316 e outras vias até Belém, terminando na avenida Dr. Lopo de Castro. Estima-se a participação de 700.000 pessoas, com a procissão durando cerca de três horas.
A Romaria Fluvial, também no dia 12 de outubro, sai do Distrito de Icoaraci às 9h, percorrendo cerca de 18,5 km pelo rio, o equivalente a 10 milhas náuticas. A procissão, que atrai 50 mil pessoas, tem duração aproximada de duas horas.
A Motorromaria ocorrerá no dia 12 de outubro, com saída marcada para as 11h30 da Escadinha do Cais do Porto, na Praça Pedro Teixeira. Com um percurso de 2,5 km, a procissão segue pela avenida Presidente Vargas até a Basílica de Nazaré, contando com a presença de 50 mil pessoas e durando cerca de uma hora.
Romarias depois da Grande Procissão
A Ciclorromaria será realizada no dia 19 de outubro, com saída às 8h da Basílica Santuário de Nazaré. O percurso de 14 km passará por várias ruas centrais de Belém, como José Bonifácio, Antônio Barreto e Doca, e deve contar com a participação de 16 mil ciclistas, com duração de aproximadamente duas horas.
Esse é o terceiro ano de realização do passeio ciclístico, criado para premiar os diversos grupos de pedais que praticam o esporte em Belém. “A ciclorromaria hoje é muito importante porque muitas pessoas utilizam a bicicleta como seu meio de transporte, de trabalho, e nesse dia elas vêm conosco pegar a bênção de Nossa Senhora pela sua proteção”, pontua o Diretor de Procissões, Antônio Luis Ferro de Sousa.
A Romaria da Juventude também está programada para o dia 19 de outubro, com missa às 15h no Santuário de Aparecida e saída às 16h. O trajeto dela é mutável e, neste ano, o percurso de 5,6 km passará pelas avenidas Pedro Miranda, Duque de Caxias e Antônio Barreto, atraindo um público de 60 mil pessoas em duas horas.
A Romaria das Crianças será realizada no dia 20 de outubro, com missa às 7h na Praça Santuário e saída às 8h. O percurso de 3,7 km passará pelas avenidas Nazaré e José Malcher, reunindo cerca de 350 mil participantes, com duração de duas horas.
É um passeio com foco nas famílias, que podem trazer seus pequenos para uma procissão tranquila e segura. A romaria conta com os Anjos da Guarda, cerca de 300 jovens que trabalham buscando qualquer criança que se perca, levando para a Concha Acústica para entregar aos pais. Também há distribuição de lanche para as crianças e familiares que vêm do interior do estado.
A Romaria dos Corredores ocorrerá no dia 26 de outubro, com saída às 5h30 da Basílica Santuário de Nazaré. O trajeto de 7 km passará por ruas como Generalíssimo Deodoro e Conselheiro Furtado, reunindo 4 mil corredores e durando aproximadamente duas horas.
A organização reforça que não se trata de uma corrida competitiva, não há premiação, inscrição ou restrição de participação, apenas um trote em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré.
A Romaria da Acessibilidade será no dia 26 de outubro, com saída às 8h da Praça Santuário. O trajeto curto de 1,45 km passará pelas ruas Generalíssimo e Braz de Aguiar, contando com a participação de cerca de 3 mil pessoas e duração estimada de uma hora.
É a mais nova das procissões, neste ano acontecendo a sua segunda edição na história. “Pra gente foi um presente de Deus, foi uma das mais emocionantes que nós tivemos. O público realmente abraçou, as pessoas nos agradeceram por homenagear esse público de pessoas com deficiência ou problemas de mobilidade”, ressalta o Diretor de Procissões.
A Procissão da Festa também acontece no dia 26 de outubro, com missa às 16h e saída às 17h da Comunidade Sagrada Família. O percurso de 2,3 km passará pelas ruas Domingos Marreiro, Antônio Barreto e Generalíssimo, reunindo cerca de 3 mil pessoas em duas horas.
Segundo a organização, é um momento de grande confraternização e agradecimento para os integrantes das pastorais, diretorias, órgãos e associações envolvidos na construção do Círio de Nazaré.
O Recírio encerra as festividades no dia 28 de outubro, com missa às 7h na Praça Santuário e saída às 8h. A missa inclui um momento de grande emoção para os devotos de Nossa Senhora de Nazaré, que é a cerimônia de retorno da Imagem Original ao Glória. Logo após, um rápido percurso de 800 metros com participação estimada de 50 mil pessoas e duração de uma hora.