MENU

A pé, correndo, de barco ou de bike: conheça os caminhos das romarias que integram o Círio 2024

A organização do Círio de Nazaré anunciou a logística e roteiros de cada uma das 14 romarias que fazem parte do ciclo de 2024.
Mais de 2 milhões de fieis saem em procissão pelas ruas de Belém para homenagear a padroeira dos paraenses Nossa Senhora de Nazaré. (Foto: Oswaldo Forte/Fotoarena/Folhapress)

A Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) realizou, na noite desta terça-feira (1º), uma coletiva de imprensa com o objetivo de dar mais detalhes sobre o roteiro de eventos do Círio de Nazaré, bem como os trajetos e infraestrutura de cada procissão que integram o festejo católico.

Além da Trasladação e da Grande Procissão, que acontecem no segundo fim de semana de outubro — o principal do Círio, outras romarias temáticas também integram o calendário de festividades em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré. 

É possível participar das tradicionais procissões a pé, mas há ainda romarias motorizadas e fluviais, e algumas voltadas para ciclistas, corredores, crianças e também pessoas com deficiência. Confira os detalhes de cada uma das procissões do Círio 2024 a seguir:

Trasladação e Grande Procissão

A Trasladação acontece no sábado, 12 de outubro, com saída às 17h30 do Colégio Gentil, após a missa das 16h30. O percurso, que tem 3,7 km, passa pelas avenidas Nazaré, Presidente Vargas e Castilho França até a Catedral de Belém. Estima-se que a procissão dure cinco horas e conte com 1,9 milhão de participantes.

“O público da Trasladação é um dos públicos que a gente mais vê crescer, acreditamos que pelo clima e pelas homenagens que são belíssimas durante a noite. Então a participação cresce muito”, ressalta Antônio Luis Ferro de Sousa, responsável pela Diretoria de Procissões.

O Círio de Nazaré, a maior das procissões, ocorre no domingo de 13 de outubro, com missa às 6h na Catedral de Belém e saída às 7h. O trajeto de 3,6 km passa pelas principais vias da cidade, como a avenida Portugal e a avenida Nazaré. Com uma estimativa de público de 2,3 milhões de pessoas, o Círio deve durar cerca de seis horas.

Tanto a Trasladação quanto o Círio terão pontos de atendimento médico da Cruz Vermelha e Defesa Civil ao longo dos seus percursos, sendo 33 no sábado e 34 no domingo. 

Os trajetos também contarão com 15 Ecopontos, uma novidade deste ano que amplia o EcoCírio, iniciativa sustentável para coleta seletiva do lixo produzido durante as festividades, antes concentradas no Arraial de Nazaré. 

Além disso, durante toda a Grande Procissão e Trasladação, catadores estarão à disposição para fazer a coleta do lixo e para conscientizar a população nesses Ecopontos. Anteriormente, havia somente a coleta de lixo ao fim das procissões, mas agora esse processo acontecerá também ao longo do evento. 

Ainda relativo ao trajeto das duas maiores procissões, a DFN lembra da utilidade do aplicativo digital “Kd a Berlinda?”, disponível para download na App Store e Play Store. Nele, é possível saber em tempo real em que local a Berlinda com a Imagem Peregrina está, para que a pessoa possa ir ao encontro dela ou aguardar sua passagem.

Romarias antes da Grande Procissão 

A Romaria Traslado dos Carros acontece no dia 9 de outubro de 2024, com saída às 20h da Praça Santuário. O percurso, que totaliza 5 km, passa por importantes vias de Belém, incluindo as avenidas Nazaré, 14 de Março, Antônio Barreto e Doca de Souza Franco, até chegar ao Estacionamento Porto Futuro. A previsão é de um público de 30 mil pessoas, com duração estimada de duas horas.

O Traslado para Ananindeua-Marituba ocorrerá no dia 11 de outubro, com saída às 8h da Basílica Santuário de Nazaré. O trajeto de 53 km passa por diversas vias de Belém e da região metropolitana, como as avenidas Nazaré, Magalhães Barata e a BR-316, chegando à cidade de Marituba. A procissão contará com um público estimado de 1,5 milhão de pessoas e deve durar cerca de 10 horas.

A Romaria Rodoviária está marcada para o dia 12 de outubro, com início às 5h30, partindo da Igreja Matriz de Ananindeua. O percurso de 24 km segue pela BR-316 e outras vias até Belém, terminando na avenida Dr. Lopo de Castro. Estima-se a participação de 700.000 pessoas, com a procissão durando cerca de três horas.

A Romaria Fluvial, também no dia 12 de outubro, sai do Distrito de Icoaraci às 9h, percorrendo cerca de 18,5 km pelo rio, o equivalente a 10 milhas náuticas. A procissão, que atrai 50 mil pessoas, tem duração aproximada de duas horas.

A Motorromaria ocorrerá no dia 12 de outubro, com saída marcada para as 11h30 da Escadinha do Cais do Porto, na Praça Pedro Teixeira. Com um percurso de 2,5 km, a procissão segue pela avenida Presidente Vargas até a Basílica de Nazaré, contando com a presença de 50 mil pessoas e durando cerca de uma hora.

Romarias depois da Grande Procissão 

A Ciclorromaria será realizada no dia 19 de outubro, com saída às 8h da Basílica Santuário de Nazaré. O percurso de 14 km passará por várias ruas centrais de Belém, como José Bonifácio, Antônio Barreto e Doca, e deve contar com a participação de 16 mil ciclistas, com duração de aproximadamente duas horas.

Esse é o terceiro ano de realização do passeio ciclístico, criado para premiar os diversos grupos de pedais que praticam o esporte em Belém. “A ciclorromaria hoje é muito importante porque muitas pessoas utilizam a bicicleta como seu meio de transporte, de trabalho, e nesse dia elas vêm conosco pegar a bênção de Nossa Senhora pela sua proteção”, pontua o Diretor de Procissões, Antônio Luis Ferro de Sousa.

A Romaria da Juventude também está programada para o dia 19 de outubro, com missa às 15h no Santuário de Aparecida e saída às 16h. O trajeto dela é mutável e, neste ano, o percurso de 5,6 km passará pelas avenidas Pedro Miranda, Duque de Caxias e Antônio Barreto, atraindo um público de 60 mil pessoas em duas horas.

A Romaria das Crianças será realizada no dia 20 de outubro, com missa às 7h na Praça Santuário e saída às 8h. O percurso de 3,7 km passará pelas avenidas Nazaré e José Malcher, reunindo cerca de 350 mil participantes, com duração de duas horas.

É um passeio com foco nas famílias, que podem trazer seus pequenos para uma procissão tranquila e segura. A romaria conta com os Anjos da Guarda, cerca de 300 jovens que trabalham buscando qualquer criança que se perca, levando para a Concha Acústica para entregar aos pais. Também há distribuição de lanche para as crianças e familiares que vêm do interior do estado. 

A Romaria dos Corredores ocorrerá no dia 26 de outubro, com saída às 5h30 da Basílica Santuário de Nazaré. O trajeto de 7 km passará por ruas como Generalíssimo Deodoro e Conselheiro Furtado, reunindo 4 mil corredores e durando aproximadamente duas horas. 

A organização reforça que não se trata de uma corrida competitiva, não há premiação, inscrição ou restrição de participação, apenas um trote em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré. 

A Romaria da Acessibilidade será no dia 26 de outubro, com saída às 8h da Praça Santuário. O trajeto curto de 1,45 km passará pelas ruas Generalíssimo e Braz de Aguiar, contando com a participação de cerca de 3 mil pessoas e duração estimada de uma hora.

É a mais nova das procissões, neste ano acontecendo a sua segunda edição na história. “Pra gente foi um presente de Deus, foi uma das mais emocionantes que nós tivemos. O público realmente abraçou, as pessoas nos agradeceram por homenagear esse público de pessoas com deficiência ou problemas de mobilidade”, ressalta o Diretor de Procissões. 

A Procissão da Festa também acontece no dia 26 de outubro, com missa às 16h e saída às 17h da Comunidade Sagrada Família. O percurso de 2,3 km passará pelas ruas Domingos Marreiro, Antônio Barreto e Generalíssimo, reunindo cerca de 3 mil pessoas em duas horas.

Segundo a organização, é um momento de grande confraternização e agradecimento para os integrantes das pastorais, diretorias, órgãos e associações envolvidos na construção do Círio de Nazaré. 

O Recírio encerra as festividades no dia 28 de outubro, com missa às 7h na Praça Santuário e saída às 8h. A missa inclui um momento de grande emoção para os devotos de Nossa Senhora de Nazaré, que é a cerimônia de retorno da Imagem Original ao Glória. Logo após, um rápido percurso de 800 metros com participação estimada de 50 mil pessoas e duração de uma hora.

106
Compartilhe:
Mercado
Clima/Tempo
Mais Lidas
Governo do Ceará combate a insegurança alimentar no Estado com o Programa Ceará Sem Fome
Ceará Credi transforma pessoas e a economia por meio de incentivo a pequenos empreendedores
Prefeitura de São Luís celebra aniversário da cidade com semana de shows e grandes atrações
Conheça as 8  fotos mais famosas do mundo e a história por trás de cada uma delas
Teresina não terá aumento da passagem de ônibus, anuncia secretaria
Mais de 1000 Cozinhas Ceará Sem Fome levam alimento diário a famílias em todo o Estado
‘Evidências do Amor’, filme estrelado por Sandy e Fábio Porchat, tem ar de comédia romântica clássica
A história que você não conhece: a ligação de uma cidade cearense à Independência do Brasil
Confira a programação de 13 de Maio, Dia de Nossa Senhora de Fátima, em Fortaleza, nesta segunda-feira
Prefeitura de Fortaleza é a primeira do Norte e Nordeste no ranking de matrículas na Educação Inclusiva

Notícias relacionadas:

CÍRIO 2024: Diretores do Círio de Nazaré somam quase seis décadas de dedicação à maior festa religiosa do Brasil
Círio de Nazaré
CÍRIO 2024: Diretores do Círio de Nazaré somam quase seis décadas de dedicação à maior festa religiosa do Brasil
arquibancadas-Oswaldo Forte
Círio de Nazaré
Montagem das arquibancadas em Belém está na reta final e deve ser liberada pelos Bombeiros em breve
Imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré visita Estação das Docas, em Belém do Pará
Círio de Nazaré
Imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré visita Estação das Docas, em Belém do Pará
corda-2023_4097bb2e5dc33bbfee3ba45137db8685
Círio de Nazaré
Símbolo de devoção, nova corda do Círio de Nazaré deverá oferecer mais conforto e segurança neste ano 
logo-urbnews-redondo