O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retornou à rotina de trabalho e participou de reuniões, nesta segunda-feira (21), no Palácio da Alvorada. O chefe de estado sofreu uma queda no banheiro da residência oficial, neste sábado (19), quando bateu a cabeça e precisou levar cinco pontos na região da nuca.
Lula passará por novos exames, nesta terça-feira (22), para, então, definir a agenda dos próximos dias. Pelas redes sociais, o presidente divulgou uma foto da reunião com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e o assessor especial da Presidência, Celso Amorim. “Conversamos sobre a agenda política nacional e internacional para os próximos dias”, escreveu.
De acordo com Padilha, que esteve com Lula, o presidente está “muito ativo” e, “em nenhum momento, teve qualquer tipo de perda de consciência ou desorientação”. “Ele mesmo que buscou socorro naquele momento [da queda] e a equipe médica fez todos os exames. Está no protocolo de acompanhamento o cancelamento da viagem e futura orientação da equipe médica”, detalhou.
Em razão do acidente doméstico, Lula cancelou a ida à Kazan, na Rússia, para participar da Cúpula de Líderes do Brics – bloco de países emergentes do qual o Brasil faz parte. O ministro da Relações Exteriores, Mauro Viera, está representando o país no evento e, segundo Padilha, manterá contato constante com o presidente sobre os temas em debate. Lula deve ter uma participação por videoconferência na cúpula.