Cristiane Sales Leitão (Republicanos) tornou-se a nova primeira-dama de Fortaleza. Ela assume o posto após vitória do marido, Evandro Leitão (PT), neste domingo (27). Ela é casada com o político há 29 anos, tem três filhos – Kaio, Eduardo e Cecília -, e um neto – Lucca. Evandro conquistou o cargo de prefeito da capital cearense com 50,38% dos votos ante 49,52% de André Fernandes (PL), em um segundo turno acirrado.
Cristiane é graduada em Fonoaudiologia pela Universidade de Fortaleza (Unifor), e mestre em Gestão de Saúde Pública pela Universidade Estadual do Ceará (Uece).
A nova primeira-dama tem no currículo especializações em Sistemas de Gestão Integrados da Qualidade, Meio Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho e Responsabilidade Social pelo Centro Universitário Senac e em Mediação e Práticas Sistêmicas Restaurativas.
Como profissional da sua área, Cristiane atuou em temas relacionados à epidemiologia, saúde ambiental, saúde do trabalhador, responsabilidade social e prevenção de perdas auditivas ocupacionais, além de diagnóstico audiológico.
Cristiane Leitão na Alece
Atualmente, Cristiane permanece como primeira-dama da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), já que Evandro só sairá do cargo de presidente da Alece em 1º de janeiro de 2025, para tomar posse como prefeito da Capital.
Na Alece, a nova primeira-dama idealizou o Comitê de Responsabilidade Social. Na Alece, Cristiane Leitão dedica-se a fortalecer a representatividade feminina no cenário político.
Cristiane foi agraciada com a Medalha Bárbara de Alencar, honraria concedida pelo Parlamento Cearense às mulheres que se destacam em diversas áreas, incluindo a defesa dos direitos femininos.
Cristiane Leitão na política
Em 2022, foi candidata a deputada federal do Ceará pelo PDT, antigo partido de Evandro Leitão. Porém, ela não obteve votação suficiente para se eleger.
No ano seguinte, 2023, recém-filiada ao Republicanos, ela foi convidada por Chiquinho Feitosa, presidente estadual da sigla, a assumir o movimento Mulheres Republicanas no Estado.
Sob sua liderança, o Mulheres Republicanas no Ceará busca fomentar o número de mulheres filiadas ao partido e estruturas executivas municipais.