A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da Diretoria de Fiscalização (Difis), multou em R$3 mil o vereador Inspetor Alberto (PL), nesta terça-feira (29), por vídeo maltratando um porco postado nas redes sociais do político.
A equipe de fiscalização ambiental da Semace analisou o material e concluiu que houve uma infração ambiental administrativa, ao expor a perigo ou causar dano à vida, saúde, integridade física ou psíquica e ao bem-estar do animal, por dolo ou culpa, conforme a Lei Estadual nº 17.729/2021 (Institui a Política Estadual de Proteção Animal) e a Resolução nº 12.36/2018 do Conselho Federal de Medicina Veterinária.
Além da multa, o registro tem gerado mais consequências ao vereador reeleito. Ainda no domingo (27), o vereador Gabriel Biologia (Psol) abriu um Boletim de Ocorrência (B.O) contra o Inspetor e formalizou nesta terça-feira (29) um pedido de cassação do mandato do parlamentar na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor).
O vídeo gerou indignação e repúdio entre a população e defensores dos direitos dos animais. No registro, Alberto associa o animal ao então candidato Evandro Leitão (PT), eleito prefeito da capital no segundo turno.
O vereador do PL vem sendo investigado por crime de maus-tratos a animais, segundo a Secretaria da Segurança Pública do Ceará. Além de Gabriel, Célio Studart e o Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-CE) anunciaram que também pediram a cassação do mandato do vereador ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
O caso e denúncias
Circula nas redes sociais um vídeo publicado pelo vereador Inspetor Alberto (PL), onde é possível ver o político arrastando um porco de forma agressiva pelas orelhas, enquanto direciona ameaça ao então candidato do PT à Prefeitura de Fortaleza.
“Leitão, você vai pra panela. Me aguarde, desgraça. Eu vou comer você bem assadinho, seu b*”, diz o vereador no vídeo.
De acordo com a Polícia Civil, que investiga o caso, “Leitão” é referência ao petista, adversário político de André Fernandes (PL) – candidato à Prefeitura apoiado por Inspetor Alberto. O mesmo vereador também é investigado por ameaça de morte contra Evandro Leitão ao dizer, em outro vídeo, “prepara teu caixão, vagabundo”.