O Partido dos Trabalhadores (PT) anunciou manifestações em todo o Brasil para esta terça-feira (10), com o intuito de pressionar pela responsabilização legal do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de outros indiciados pela Polícia Federal em investigações sobre uma possível tentativa de golpe de Estado em 8 de janeiro de 2023.
O movimento busca mobilizar a população para exigir que os envolvidos sejam processados e punidos pelas ações relacionadas aos atentados contra as instituições democráticas.
Em comunicado oficial, o Diretório Nacional do PT reiterou sua rejeição à anistia de envolvidos nos atos antidemocráticos. “Não admitiremos anistia a golpistas defensores da tortura”, declarou o partido.
Organização e envolvimento
Os protestos, organizados por sindicatos e movimentos sociais como a CTB e as frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, acontecerão em pelo menos 37 cidades brasileiras, incluindo Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Recife, Porto Alegre, Curitiba, Belém e Goiânia. Também estão previstas manifestações em Lisboa e Roma. Em São Paulo, o ato será na Avenida Paulista, com início às 17h de terça-feira (10).
A sigla expressou críticas ao Projeto de Lei 2.858/2022, conhecido como PL da Anistia, que visa conceder perdão aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro. O partido exigiu que Jair Bolsonaro e seus aliados enfrentem as devidas consequências legais por suas ações, destacando a necessidade de responsabilização pelos ataques às instituições democráticas.