PUBLIEDITORIAL | A Praia do Náutico, em Fortaleza, foi palco de uma mobilização que uniu a comunidade em prol da preservação ambiental. O Mutirão de Limpeza de Praia, organizado com o apoio da Ecofor no último dia 30, contou com a participação de dezenas voluntários, entre jovens e adultos, que percorreram a faixa de areia recolhendo resíduos e promovendo a conscientização sobre os impactos da poluição.
Ao longo da tarde, os participantes se engajaram na coleta de lixo e participaram de atividades educativas, como jogos interativos trazidos pelo projeto Ecocidadão, da Marquise Ambiental. Além disso, foram distribuídos brindes como mudas de plantas e squeezes, incentivando práticas mais sustentáveis no dia a dia. Assista!
“Acho que é um trabalho importante, que as pessoas têm que fazer cada vez mais. Não como uma coisa esporádica, mas ser uma coisa cultural mesmo da gente realmente ajudar a cuidar da nossa praia, cuidar do lixo que a gente produz”, destacou o produtor Arthur Ximenes, que atuou na organização do evento.
O mutirão de limpeza também contou com o entusiasmo dos voluntários, como a estudante de Direito Leticia Rego, que faz parte do Instituto VerdeLuz: “Eu acho que mais que tudo é olhar pra essa praia e querer ver ela sempre limpa e sempre maravilhosa. É isso que me faz levantar na cama assim num sábado de tarde.”
O assistente de comunicação Natanael Xavier afirma que estava ansioso para participar da mobilização. “Como eu já venho para a praia todo final de semana, por que não limpar ela? Pelo que eu percebi hoje, a gente suja demais e se a gente não preservar o local que a gente frequenta, como é que a gente vai ficar?”. A Ecofor realiza a limpeza do local diariamente, mas ações como essa são importantes para conscientizar os usuários da praia.