PUBLIEDITORIAL | Criadas e geridas pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Proteção Social (SPS), as Vilas Sociais têm se consolidado como um espaço de transformação para diversas comunidades de Fortaleza. As unidades atendem públicos de todas as idades com o objetivo de promover inclusão social, fortalecer vínculos comunitários e oferecer oportunidades de aprendizado e profissionalização.
Desde a inauguração da primeira Vila, em junho de 2024, a população de bairros como Genibaú, Canindezinho e Messejana tem se beneficiado de uma ampla gama de atividades. Somando um investimento de R$4,4 milhões, as três unidades já impactaram 28.401 pessoas entre junho e novembro de 2024, contando com a colaboração de 96 profissionais. Uma quarta unidade já está em construção no bairro Conjunto Ceará.
“Isso aqui mudou completamente a vida de não só as crianças como adultos, como idosos, que também saem mais de casa. É bom para a nossa saúde física e mental”, conta a beneficiária Lehana Kerley, que pratica esportes na Vila de Messejana junto com seu filho Jorge, que possui Transtorno do Espectro Autista.
Juntas, as Vilas Sociais oferecem 32 aulas mensais, proporcionando acesso a esportes, lazer, cultura, educação e acolhimento. A infraestrutura das unidades inclui academia ao ar livre, brinquedopraça, quadras poliesportivas, salas de informática, ritmos e multiuso, além de espaços como areninhas e quadras de areia para vôlei de praia e beach tênis.
“Já faz mais de 30 anos que eu moro aqui. Antes deixava muito a desejar, a gente queria caminhar não tinha onde. Aí depois fizeram essa reforma aqui, que beneficiou muita gente da comunidade. Eu fiz o curso de manicure, que é pra aumentar a renda familiar. Aí a gente já recebeu o certificado e o material de trabalho para iniciar”, relata dona Alzenir Rodrigues, beneficiária da Vila Social da Messejana.
Uma das características essenciais dessas Vilas é sua abertura para ações e projetos comunitários. Além das atividades promovidas pelo Governo do Estado, os espaços são disponibilizados para que a própria comunidade possa criar iniciativas que atendam às necessidades locais.
Além das opções de lazer e capacitação, as Vilas Sociais abrigam a Casa da Juventude (CAJU), um serviço especializado no apoio aos jovens da região, que oferece atendimento psicossocial, cursos e até um coworking. Gerido pela Secretaria da Juventude, a CAJU é uma ponte importante para o desenvolvimento profissional e emocional da juventude fortalezense.
É o caso do jovem Davi Rodrigues, que faz cursos na área de tecnologia. “Hoje em dia as empresas necessitam muito desse tipo de coisa. Isso ajuda bastante na minha área curricular. Em vez de ficar no mundo afora sem nada para fazer, a gente vem e se entrete fazendo cursos que vão vir para o nosso bem, vão nos fortalecer mais na frente”, pontua.
Unidades em Fortaleza
Vila Social Genibaú
Endereço: Rua 30 de Maio, 44, Genibaú, Fortaleza
Horário: Segunda a sexta-feira, 7h às 22h / Sábado, 7h às 15h / Domingo, 8h às 12h
Vila Social Canindezinho
Endereço: Av. Osório de Paiva, 6200, Canindezinho, Fortaleza
Horário: Domingo a domingo, 7h às 21h
Vila Social Messejana
Endereço: Av. Washington Soares, 8130, Messejana, Fortaleza
Inscrições
As inscrições para as atividades nas Vilas Sociais devem ser feitas presencialmente. Para cursos de capacitação, é necessário apresentar cópia do documento de identidade com foto, CPF, comprovante de residência e número de Identificação Social (NIS). Para modalidades esportivas, basta o documento de identidade ou, no caso de crianças, a certidão de nascimento.