Consolidado e reconhecido nacionalmente, o Réveillon de Fortaleza atrai moradores e turistas, impulsionando a imagem da cidade como um dos destinos turísticos mais desejados do Brasil e gerando bilhões de reais para a economia local. Os festejos públicos e privados impactam diretamente uma imensa cadeia produtiva ligada ao turismo e entretenimento, incluindo bares, restaurantes e barracas de praias.
Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Ceará (Abrasel-CE), 80% dos empreendimentos estão otimistas para a movimentação nos bares e restaurantes nessa reta final de ano. Os donos de estabelecimentos de alimentação fora do lar têm a expectativa de um aumento de 30% no faturamento em relação a um mês normal.
O presidente Abrasel no Ceará, Taiene Righetto, explicou que festas como o Réveillon, geralmente, impactam todo o mês, tendo em vista que os turistas chegam bem antes e já começam a aumentar a movimentação nas casas, aumentando, consequentemente, o faturamento.
Fátima Queiroz, presidente da Associação dos Empresários da Praia do Futuro (AEPF) fala sobre a expectativa para a alta estação neste que é um dos principais pontos turísticos da capital: “A expectativa é bastante positiva. Eu acho que além do público normal de Fortaleza, que vem com muita frequência e com muita intensidade à praia, nós também teremos em torno de 600 mil turistas visitando o estado do Ceará”, pontua.
Ela reforça que a Praia do Futuro sempre é uma grande opção para os turistas em Fortaleza por conta da sua infraestrutura, variedade de serviços, boa comida, cardápio diversificado e atrativos especiais, como é o caranguejo, e o peixe frito com baião de dois.
“Estamos trabalhando para fazer uma alta estação bastante positiva. Contratamos pessoas e ainda estamos contratando mais profissionais para o ramo de barracas. Estamos totalmente receptivos tanto para formar um quadro de trabalho mais eficaz e eficiente como para receber turistas e receber o nosso público local”, Queiroz finaliza.
Fortaleza Brilha
De 27 de dezembro a 31 de dezembro, a Urbnews mergulha nos bastidores do Réveillon de Fortaleza com a série “Fortaleza Brilha”, que explora o impacto positivo no turismo, na economia e na cultura local. Leia aqui a primeira reportagem, que aborda os efeitos da festa no turismo e na hotelaria.
Além de reportagens exclusivas com toda a expectativa para a virada, a Urbnews fará a cobertura ao vivo do Réveillon, com flashes diretamente do Aterro da Praia de Iracema. Todo esse conteúdo também estampa a extensa rede de telas e paineis Out-Of-Home do Grupo Urbmídia e Eletromidia Ceará por toda a cidade. O patrocínio é do Circo Celestia.