O fim de ano é conhecido por movimentar os comércios físicos e digitais e encher de expectativa os empreendedores de todo o país. Mas enquanto o Natal é marcado pela busca de presentes como livros, eletrônicos e brinquedos, além de alimentos e bebidas, o Réveillon é uma oportunidade especialmente vantajosa para o setor de vestuário, pelo estímulo à busca por novos looks para as comemorações da virada do ano.
“Dezembro, junto com as festas, é a época mais esperada do setor de confecções para nossas vendas e esse ano, de acordo com pesquisas, podemos registrar que a estimativa é um aumento de 12% nos negócios do mês de dezembro, no Natal e Réveillon, principalmente”, aponta Daniel Gomes, presidente do Sindicato das Indústrias de Confecção de Roupas no estado do Ceará (Sindconfecções).
Segundo a Fecomércio Ceará, por meio do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC), 47,5% dos consumidores relataram intenção de compra para dezembro deste ano, índice ligeiramente inferior ao registrado em dezembro de 2023 (48,2%). Entre os itens mais procurados, como de costume, estão artigos de vestuário (35,0%).
O presidente do Sindconfecções frisa ainda que, além dos presentes, grande parcela do público pretende celebrar o Réveillon, o que enseja compra de vestuário para si. “Podemos assegurar que o nosso segmento de moda terá ótimos resultados nesse final do ano como vestuário figurando entre os presentes mais comprados. Além de termos também a renovação do guarda-roupa que é algo típico desta época”, finaliza.
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Caracterizado pelo cenário de praia, o Réveillon do Ceará sempre pede roupas leves, como shorts e blusas. “Hoje os tecidos texturizados que imitam tricôs vão ser muito procurados, e aí sempre entra com toques de dourado, toques de prata… Os paetês na roupa feminina entrarão muito dando esse toque especial para a época do Réveillon”, Gomes reforça.
Para muitas marcas, isso significa a elaboração de coleções especiais voltadas para a data, como é o caso da Moda Colmeia, que nesse período já passa a divulgar quase que exclusivamente sua linha de roupas temáticas para as festas de fim de ano de 2024.
“Esse período do ano influencia de forma super positiva, principalmente quando a marca tem um planejamento definido e posicionamento estratégico para o período do ano, como a Colmeia, que está com looks incríveis nas paletas de cores para você já virar o ano brilhando”, afirma Morgana Moraes, Gerente de Marketing e Qualidade da Moda Colmeia.
Há sete anos como um dos principais polos de varejo e atacado de moda em Fortaleza, atualmente com mais de quatro mil operações que atendem consumidores de todo o país, o Centro Fashion também percebe um aumento considerável de rendimento nesse fim de ano, como explica o gerente de marketing Marcos Venicio.
“Os nosso lojistas estão com uma vasta opção de vestuário. O empreendimento teve um alto fluxo neste dezembro, superando a expectativa, com um crescimento de 20% comparado com o ano anterior. Isso impacta diretamente na receita dos nossos lojistas, que estão super satisfeitos com o resultado. É o momento que eles potencializam o caixa deles e já preparam para 2025”, detalha.
Ainda segundo o gerente, nota-se que a procura de vestuário para o Réveillon está cada vez mais indo além da premissa do branco. “Não é só mais o branco, é o dourado, é o azul, é o verde… São as cores que estão sendo mais procuradas esse ano, cada um com sua simmpatia, com seu gosto de paleta de cor, e entrando na moda e virando o ano com o look perfeito para começar 2025 com o pé direito”, Venicio comenta.
Fortaleza Brilha
De 27 de dezembro a 31 de dezembro, a Urbnews mergulha nos bastidores do Réveillon de Fortaleza com a série “Fortaleza Brilha”, que explora o impacto positivo no turismo, na economia e na cultura local. Leia aqui a segunda reportagem, que aborda os efeitos da festa no ramo de bares e restaurantes.
Além de reportagens exclusivas com toda a expectativa para a virada, a Urbnews fará a cobertura ao vivo do Réveillon, com flashes diretamente do Aterro da Praia de Iracema. Todo esse conteúdo também estampa a extensa rede de telas e paineis Out-Of-Home do Grupo Urbmídia e Eletromidia Ceará por toda a cidade. O patrocínio é do Circo Celestia.