Ainda dá tempo! Janeiro de 2025 chegando e consigo o final das férias de 2024, período em que muitos aproveitam para descansar. Com tantas opções para aproveitar o tempo livre, é o momento ideal para viajar para um novo destino ou visitar a família.
A seguir, listamos algumas opções de atividades de férias e apresentamos algumas atrações que explicam por que a cidade mais populosa do Nordeste tem atraído tanta atenção quando o assunto é destino de férias. Confira quais são:
Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
De espetáculos infantis a shows musicais, o local oferece eventos gratuitos e de baixo custo, convidando tanto turistas quanto moradores de Fortaleza a aproveitarem todos os espaços desse equipamento cultural situado na Praia de Iracema.
Com foco no público infantil, Simone Barreto será a responsável pela vivência artística “Criação de personagens com materiais reciclados”, que acontecerá no domingo (5), na Praça Verde, a partir das 16 horas.
Serviço:
- Quando: janeiro de 2025
- Onde: espaços do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema)
- Quanto: eventos gratuitos e pagos
- Vendas: site Sympla e bilheteria presencial
- Mais informações e programação completa: no site DragaoDoMar.org.br
Além disso, segue até o dia 3 de janeiro a exposição “Mino por Inteiro” em cartaz, que homenageia o virtuoso multiartista cearense, reunindo um universo de suas produções entre imagens e palavras. Aberta desde o dia 7 de setembro já soma quase 10.000 visitantes.
“Mino por Inteiro” pode ser acessada diariamente, exceto entre 30 de dezembro e 1º de janeiro, em virtude do Ano Novo. As visitações podem ser feitas das 9h às 18h durante a semana e das 13h às 18h aos finais de semana, com última entrada sempre às 17h30.
Serviço:
- Quando: 3 de janeiro (sexta-feira), de 9h às 18h
- Onde:No Museu da Cultura Cearense, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Entrada pela frente dos Museus, na Av. Presidente Castelo Branco com Rua Almirante Jaceguai – ao lado da Biblioteca Pública – Bece)
- Quanto:Acesso gratuito e livre, com visitação até 3 de novembro, de quarta a sexta, das 9h às 18h, e sábados e domingos das 13h às 18h, sempre com último acesso às 17h30.
Aqua Park do Beach Park
O Beach Park é um destino ideal para o verão, oferecendo atividades para toda a família, como novas atrações no Aqua Park e o Arvorar, um parque focado em educação ambiental. A Vila Azul do Mar foi expandida e agora conta com novos estabelecimentos, como o Café Santa Clara, e programação variada para todas as idades.
Com abertura às sextas, sábados e domingos de 09h às 17h, o Arvorar tem 11 atrações, incluindo aviários e trilhas aéreas, e está aberto aos finais de semana. O Beach Park também oferece opções de lazer em seus quatro resorts e no SPA by L’Occitane. Para quem busca diversão, o Aqua Park apresenta novidades, como a montanha-russa aquática “Surreal” e a atração “A Volta da Moreia”.
Museu da Imagem e do Som Chico Albuquerque
Entre os 02 de janeiro a 05 de janeiro, o MIS oferece diversas exposições para os visitantes. Entre as atrações estão a Sala Imersiva com as exposições “Faz escuro mas eu canto”, “Aves do Ceará” e “Cores que cantam, dragões que se devoram: o universo de Chico da Silva”, todas abertas de quinta-feira, das 10h às 18h, e sexta a domingo, das 13h às 20h. O espaço também recebe a exposição “Vermelho Vivo – Amor e Revolução”, espalhada por vários ambientes do MIS, e “Imaginar os Cearás: Memórias e Tecnologias”, no andar -1 do Anexo, com horários semelhantes.
Além disso, o “Laboratório dos Sentidos” no casarão estará disponível com horário de quinta, das 10h às 18h, e sexta a domingo, das 13h às 20h. Nos dias de maior visitação, será feito um agendamento da fila de espera, permitindo a entrada de 30 pessoas a cada 30 minutos.
A entrada nas exposições pode ser feita até 30 minutos antes do fechamento do museu e a entrada é gratuita. Outra opção disponível é a Biblioteca Marly Mariano & Thomaz Farkas. A classificação indicativa de todas as exposições é livre.
Pinacoteca do Ceará
Na primeira semana de janeiro, o museu oferece a visita temática “Escuta das Imagens” nas exposições “Claudia Andujar. Minha vida em dois mundos”, “Delírio Tropical” e “Que país é este?”.
A atividade será no sábado (4), das 16h às 17h, com foco na importância das imagens e seu vínculo com a história recente do país. O público poderá dialogar com arte educadores sobre os processos de silenciamento e o valor das imagens, com 20 vagas disponíveis por ordem de chegada e classificação indicativa de 12 anos.
Na sexta-feira (3), às 15h, o museu promove visitas mediadas livres nas exposições atuais, com a presença de arte educadores. Os participantes devem chegar 15 minutos antes e se registrar na recepção. No domingo (5), ocorre o “Ateliê Criança Cria: Cartão-postal”, com uma visita à exposição “Delírio Tropical” e a criação de cartões postais. A atividade, para crianças a partir de 6 anos, será realizada nos horários das 10h às 11h e das 15h às 16h.