Toda virada do ano é marcada por ansiedade pelos próximos 12 meses que virão. Será que agora aquele dinheirão vai cair na conta? Ou será que finalmente a outra metade da laranja vai dar as caras? A tão esperada promoção no emprego vai sair? E aquela sonhada viagem para Bogotá, vem aí ou não? Tem gente que espera pelo melhor, mas alguns não tentam a sorte e recorrem às famosas tradições e superstições para atrair diferentes objetivos.
Em mais um especial de réveillon, a Urbnews separou algumas famosas superstições de ano-novo para quem está ansiando por um ano melhor que o ano que passou. Confira abaixo a lista e se já prepare para pedir:
Usar roupa branca
Provavelmente a tradição de fim de ano mais famosa do Brasil, o hábito de usar roupa branca no réveillon surgiu a partir da influência das religiões de matriz africana, como a Umbanda e o Candomblé, em que as pessoas se vestem assim na data para deixar oferendas aos Orixás do mar. O costume se espalhou e ganhou um novo significado: de que a cor pode trazer paz, prosperidade e boas energias para o ano que está chegando.
Pular 7 ondinhas
A virada de ano na praia pede uma outra superstição com origem em religiões de matriz africana: pular sete ondas, em homenagem a Iemanjá, a divindade dos mares. Segundo a tradição, é necessário mentalizar, a cada pulo, algo que se deseja atrair para o novo ano. Mas, ao sair do mar, não pode virar as costas, em sinal de respeito e proteção. A pessoa, ao pular as 7 ondas, estaria fazendo referência aos 7 sentidos da vida ou as 7 qualidades de Deus, representadas por 7 orixás: Oxalá, Oxum, Oxóssi, Xangô, Ogum, Obaluaiê e Iemanjá.
Nota de dinheiro dentro do sapato
Acredita-se que a prática de colocar uma nota de dois reais dentro do sapato atrai dinheiro. A tradição diz que dar os primeiros passos do novo ano com a nota na sola do pé pode fazer com que dinheiro acompanhe o praticante durante todo o ano.
Roupa íntima colorida
Uma das superstições de ano-novo mais populares está relacionada à cor da roupa íntima. Cada uma tem um significado e representa algo que a pessoa pretende alcançar. Amarelo é prosperidade. Laranja, sucesso. Vermelho, amor. Verde, renovação. E assim por diante.
12 uvas à meia-noite
A tradição espanhola diz que se deve comer uma uva para cada uma das 12 badaladas do sino da Real Casa de Correos, em Madri. Então, deve-se fazer um pedido para cada uma delas, que simbolizam os meses do próximo ano. Porém, já quem também una essa tradição a de passar a virada embaixo da mesa, que é uma simpatia para atrair amor no ano que está chegando.
Mala no quarteirão para atrair viagens
Agora uma tradição para quem quer viajar muito no próximo ano. Muito comum em países de língua espanhola, como Peru, Equador e Colômbia, a tradição que se deve dar a volta no quarteirão com uma mala vazia, à meia-noite. Se encontrar alguém pelo caminho, é bom cumprimentá-lo.