O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), realizou na noite desta segunda-feira (30) uma live para apresentar o balanço de sua gestão, que iniciou em 2021. Em tom de despedida, o gestor agradeceu e falou sobre sua “honrosa missão”.
“Eu fiz questão de agendar esse encontro aqui com vocês hoje porque 2024 já está se encerrando e, amanhã, eu me despeço dessa honrosa missão que vocês, fortalezenses, me deram de ser prefeito da nossa cidade. Uma missão que eu abracei com muita responsabilidade ao longo desses quatro anos”, disse Sarto.
No balanço, o gestor apresentou dados de obras na área da saúde, educação e infraestrutura. Sobre as ações, Sarto afirmou: “Sinto muito orgulho de ter dado a minha contribuição para tornar a fortaleza ainda mais bonita e desenvolvida. Por ter realizado obras, projetos e iniciativas que vêm ajudando a transformar vidas, principalmente de quem mais precisa.”
O chefe do Executivo salientou que Fortaleza é referência e primeiro lugar entre as capitais brasileiras no quesito educação na idade certa. Além disso, o prefeito afirmou que a capital é destaque na educação em tempo integral, ao citar que são 64,8% dos alunos de Fortaleza matriculados nessa modalidade de ensino.
Na área da saúde, Sarto falou da entrega de três hospitais e 24 novos postos de saúde, além da reforma de mais 96 outros. Outra ação citada pelo prefeito foi a implementação da telemedicina. Além dela, também foi apresentada a criação do Tuk-Tuk dos remédios, que levava a medicação ao domicílio da população.
O prefeito deixa a gestão após não conseguir ser reeleito no pleito deste ano. É a primeira vez na história de Fortaleza, desde que a reeleição foi instituída no Brasil em 1997, que um prefeito não consegue se reeleger. Sarto ficou em terceiro lugar no primeiro turno.