Com o foco nas demandas do Réveillon, o Instituto Dr. José Frota recebeu do Governo do Ceará o primeiro despacho de medicamentos e insumos hospitalares nesta segunda-feira (30). Segundo a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) foram entregues cerca de 216.477 itens, sendo 78.015 medicamentos e 138.462 materiais médico-hospitalares com o valor total estimado em R$ 690.506,00.
A secretária da Saúde do Estado, Tânia Mara Coelho, acompanhou a entrega dos materiais hospitalares e medicamentos do Centro de Distribuição da Sesa para o IJF.
“Ao todo, estamos fornecendo mais de 216 mil itens de medicamentos e material médico-hospitalar para prestar apoio à assistência do IJF, nas demandas de fim de ano. Estamos trabalhando em conjunto para assegurar o atendimento à população nesse período e tentamos priorizar o fornecimento dos insumos que são mais importantes para a população”, explica.
Ainda conforme a pasta, a segunda entrega está marcada para quinta-feira, 2 de janeiro.
Segundo ela, os materiais fornecidos foram levantados com base no planejamento de compras da Secretaria após uma visita técnica ao IJF. “Analisamos tudo que poderíamos fornecer sem causar nenhum tipo de prejuízo ou desabastecimento para as nossas unidades da Rede Sesa”, comentou.
Crise no IJF
O Instituto Dr. José Frota foi alvo de várias denúncias ao longo do ano de 2024. A mais pertinente foi a falta de insumos que impossibilitaram o cumprimento das atividades no Hospital. Cerca de 51,26% dos insumos hospitalares e 74,40% do acervo da farmácia estavam em falta.
Com o intuito de resolver esse impasse, o IJF recorria o empréstimo desses materiais para outros Hospitais da mesma rede. Após tomar conhecimento da falta desses itens, o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) entrou com uma ação judicial no dia 7/11.
Em resposta, o prefeito José Sarto (PDT), decretou a criação de uma “força tarefa”, na qual, com a liderança do secretário de saúde, Galeno Taumaturgo, recebeu total poder para atuar de forma imediata no abastecimento do hospital.