Um adolescente de 17 anos, suspeito de participar da morte do turista Henrique Marquez de Jesus, de 16 anos, assassinado em Jericoacoara, foi apreendido nessa quarta-feira (1º), durante uma operação conjunta entre a Polícia Militar do Ceará (PMCE) e a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE).
Com a captura do suspeito, o número total de pessoas presas em conexão com o homicídio subiu para três. Durante a ação, também foram detidos dois homens, de 20 e 25 anos, com passagens por homicídio, tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo.
Os indivíduos foram capturados em posse de um revólver calibre 38, 20 papelotes de cocaína e dois de crack, quatro gramas de maconha e um aparelho celular. Após as prisões, os três homens foram levados à Delegacia Regional de Acaraú, onde os dois suspeitos maiores de idade receberam autuação em flagrante por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo.
Já em relação ao adolescente, foi cumprido um mandado de busca e apreensão, além da lavratura de um ato infracional equivalente ao crime de tráfico de drogas. Após a conclusão dos procedimentos legais, os três indivíduos foram encaminhados à disposição da Justiça.
Henrique Marquez, natural de Bertioga (SP), foi morto no dia 17 de dezembro do ano passado. Durante as investigações, uma câmera de segurança capturou um momento que mostrava o jovem sendo rendido e arrastado por pelo menos sete pessoas.
O corpo foi encontrado no dia seguinte (18), próximo a Lagoa Negra, uma área isolada e com pouca movimentação, a 18km de distância do centro da vila de Jijoca. O pai do jovem afirmou que Henrique nunca teve “envolvimento com nada de errado”, e defende a ideia de que o motivo do assassinato esteja relacionado a um gesto que o adolescente fez em fotos, de uma facção criminosa ativa na região.