Christiane Leitão tomou posse na Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Ceará (OAB-CE) em cerimônia que aconteceu nesta quinta-feira (2), no auditório Miguel Oscar Viana Peixoto, na sede da instituição. A transferência de cargo foi feita oficialmente pelo ex-presidente Erinaldo Dantas. A advogada marca o início de uma nova era sendo a primeira mulher a presidir em 92 anos.
Em seu discurso, Christiane reiterou a importância de ser mulher e assumir um cargo alto e destacou que sua nova gestão será participativa e democrática. A qualificação dos advogados do Estado e o papel das comissões temáticas da ordem também estarão em foco.
“A nossa gestão será feita a muitas mãos, em um processo permanente de escuta da advocacia de todo o Estado. Vamos democratizar ainda mais a instituição, respeitando a diversidade de opiniões e convicções, valorizando a advocacia e sendo uma aliada forte do Estado de Direito e da cidadania”, discursou.
A nova diretoria do triênio (2025-2027) David Sombra Peixoto (vice-presidente), Thiago Morais de Almeida Vilar (secretário-geral), Francivaldo de Lemos Pereira (secretário-geral adjunto) e Camila Ferreira Fernandes (tesoureira), também tomou posse no evento.
A solenidade foi transmitida no canal oficial da OAB Ceará no Youtube e contou com a presença da secretária Socorro França, que representou o governador Elmano de Freitas (PT), que não pôde estar presente.
Quem é Christiane Leitão
A advogada foi eleita com 75,18% de votos válidos, correspondente a 11.382, foi vice-presidente da OAB-CE (2022/204) e foi presidente da Comissão da Mulher Advogada da Ordem.
A advogada há 30 anos é formada em Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor), com especializações em Direito Processual Penal e Sociologia e é Mestre em Direito Constitucional também pela Unifor.
Christiane já ocupou cargos como o de secretária-geral da OAB-CE da Comissão Nacional da Mulher Advogada e atuou em conselhos municipais e estaduais com foco na defesa dos direitos das mulheres. Ela é membro efetivo da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica do Ceará, do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) e do Instituto dos Advogados do Ceará (IAC).