A nova secretária da Cultura de Fortaleza, Helena Barbosa, falou sobre os planos da gestão para o Carnaval de Fortaleza durante sua primeira reunião com o secretariado do prefeito Evandro Leitão (PT), nesta sexta-feira (3). Ela destacou que o evento continua sendo uma prioridade, mas que o tamanho da festa ainda será cuidadosamente avaliado, levando em consideração as circunstâncias atuais.
A declaração gerou expectativas sobre como a cidade se preparará para a celebração, que é um dos maiores eventos culturais da capital cearense. Em coletiva durante a reunião, a gestora afirmou que a previsão é que o ciclo festivo se inicie no último fim de semana de janeiro, e a orientação dada por Leitão (PT) é de focar em programações estruturantes e descentralizadas.
“Isso foi uma das coisas que o prefeito Evandro provocou na gente, que tenha uma atenção às programações estruturantes e de forma descentralizada. Isso é uma orientação. O Carnaval faz parte da cultura da Cidade”, afirmou a secretária.
Helena também comentou sobre o Ciclo Carnavalesco de 2025, que foi planejado e estruturado pela gestão anterior. Ela explicou que os editais referentes ao evento foram lançados no final de 2023, durante o governo de Sarto (PDT) e sob a gestão do então secretário da Cultura Elpídio Nogueira (PDT).
“Eu preciso entender qual vai ser o tamanho dele a partir do que já foi comprometido e estruturado na gestão anterior. Vou trabalhar em cima de algo que já foi lançado. A partir daí, eu vou poder dizer até onde a gente vai”, completou Helena, deixando claro que sua gestão começará com base no planejamento prévio.
A chefe da pasta assumiu oficialmente o cargo na última quarta-feira (1º). Desde então, a gestora tem se dedicado a entender e organizar a estrutura da secretaria. Em relação ao Ciclo Carnavalesco de 2025, Helena comentou que uma “imersão” na situação do evento está prevista para acontecer ainda nesta sexta (3), para que ela possa tomar decisões informadas sobre os próximos passos.
A atual gestão, apesar de recente, se depara com os desdobramentos da administração anterior, que lançou uma série de editais ainda em 2024. Dentre eles, estão o Edital de Concessão de Apoio Financeiro ao Desfile das Agremiações Carnavalescas na Avenida Domingos Olímpio, e o Edital de Concessão de Apoio Financeiro aos Blocos de Rua Independentes. Ambos contemplam ações de Pré-Carnaval e Carnaval, com inscrições abertas até o dia 10 de janeiro.
Além disso, foi lançado também o Edital de Artistas e Grupos para o Ciclo Carnavalesco, com o objetivo de formar um banco de artistas e grupos que atuarão no ciclo carnavalesco de Fortaleza. As inscrições para este edital ficam abertas até o dia 20 de janeiro.