A cearense Leonízia Pereira da Silva, conhecida popularmente como Dona Ló, completou, na última sexta-feira (3), 117 anos de vida. Nascida em 1908, em Tianguá, Dona Ló construiu suas raízes no município de Morada Nova, onde reside há mais de 60 anos.
Em um vídeo publicado há dois anos por sua neta do coração, Kate Andrade, Dona Ló diz que o segredo para viver por muitos anos é procurar sermos compreensivos com quem amamos, mesmo nos momentos difíceis.
“Se você gosta de uma pessoa, se você ama aquela pessoa e ela estiver com raiva de você, você fica calada. Quando essa pessoa sair, você vai, se benze, chama o nome dele e diz assim: ‘Fulano, eu tô com Jesus, vestida na Vera Cruz’. Dizendo e se benzendo”, aconselhou a idosa.
Neste sábado (4), uma freira brasileira de 116 anos passou a ser reconhecida como a pessoa mais velha do mundo pelo LongeviQuest, um instituto especializado em longevidade global. Entretanto, caso a instituição reconheça os anos de vida de Dona Ló, ela assumirá o posto.
Ao longo de sua longa trajetória, a idosa se tornou uma presença querida e respeitada por todos ao seu redor, compartilhando sua sabedoria e vivência com aqueles que cruzam seu caminho.
Em mais de um século, Dona Ló testemunhou grandes transformações no mundo, acumulando histórias que encantam e inspiram as gerações mais jovens. Conforme sua família, a idosa está sempre com um sorriso sereno, além de compartilhar, sempre que pode, palavras sábias e acolhedoras.