Em lembrança dos dois anos da tentativa de golpe nas sedes dos Três Poderes, em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizará evento nesta quarta-feira (8). O evento será dividido em quatro atos e a cúpula do poder político brasileiro é esperada em ao menos um dos momentos planejados pelo Palácio do Planalto.
O primeiro será uma cerimônia de reintegração de obras de arte danificadas durante a invasão do início de 2023. Acontecerá às 9h30,na Sala de Audiências do Palácio do Planalto.
Em seguida, às 10h30, ocorrerá o descerramento da obra As Mulatas, de Di Cavalcanti, no terceiro andar do prédio, na qual é localizado o gabinete da Presidência da República. Lula receberá as réplicas das obras produzidas por cinco alunos do Projeto de Educação Patrimonial.
No terceiro ato, o presidente sucederá uma cerimônia com autoridades no São Nobre do Palácio do Planalto, onde irá promover seus principais atos políticos, marcado para às 11 horas.
Em sequência, Lula descerá a rampa do Planalto para efetuar o “Abraço da Democracia”, na Praça dos 3 Poderes.
Acontecerá também, às 14 horas, um momento com o Supremo Tribunal Federal (STF), que reunirá servidores e colaboradores que atuaram na limpeza e reconstrução das instalações depredadas, além da restauração das obras destruídas durante o ataque, para uma roda de conversa em memória ao dia 8 de janeiro.
O vice-presidente do Supremo, ministro Edson Fachin, iniciará o encontro e às 15h30 o magistrado receberá obras de artes feitas a partir dos destroços da invasão, de quatro artistas plásticos.