O Ceará entrou na rota de cerca de mais 95,2 mil de visitantes estrangeiros no ano de 2024 e obteve um aumento de 33,1% em comparação ao ano anterior, que registrou 71,5 mil turistas. Os dados foram divulgados pelo Ministério do Turismo, Embratur e pela Polícia Federal (PF), nesta terça-feira (7).
O estado recebeu a visita de 9.535 estrangeiros, apenas em dezembro. Números esses resultantes de esforços do Ministério do Turismo e da Embratur para promover os destinos nacionais no exterior.
“Esse aumento significativo é reflexo do esforço conjunto entre o Ministério do Turismo e a Embratur para promover os destinos nacionais no exterior. Nossa meta é continuar atrativos para que mais turistas de todo o mundo venham conhecer as belezas do Brasil”, apontou o ministro do Turismo, Celso Sabino.
Ainda segundo ele, a vinda dos visitantes estrangeiros para o país reforça a capacidade turística dos destinos nacionais, oferecendo experiências culturais e gastronômicas únicas, além de belas paisagens.
A cultura e o encantador litoral cearense são qualidades que atraem diversos estrangeiros. Entre as praias mais famosas, destaca-se, no litoral oeste, Jericoacoara, com dunas, lagoas de águas cristalinas e um pôr do sol singular, e no litoral leste, Canoa Quebrada, conhecida pelas falésias coloridas e uma vida noturna agitada.
Fortaleza, capital do estado, conquista os visitantes com a Praia de Iracema e a do Futuro e o Mercado Central. Já no interior, na região do Cariri, a Chapada do Araripe,vira rota com trilhas, cachoeiras e sítios arqueológicos.
Números totais
O Brasil registrou, ao todo, em torno de mais de 6,657 milhões de visitas de estrangeiros. Em 2024, as principais portas de entradas no país foram os estados de São Paulo (2.207.015), Rio de Janeiro (1.513.235), Paraná (894.536) e Rio Grande do Sul (879.412). Também obtiveram aumentos no números de turistas em seus territórios, os estados de Roraima (97%), Santa Catarina (71,7%), Bahia (52,8%) e o Pará (47,4%), que receberá a COP-30 no final do ano.
Os Argentinos foram os principais turistas com cerca de 1.953.548 desembarcaram no país. Em seguida , os Estados Unidos reuniu 696.512 visitantes. E em terceiro lugar, foram registrados em torno de 651.776 chilenos. A junção dos turistas vizinhos dos países, Paraguai e Uruguai, foram mais de 833.412 pessoas.