Em 2024, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) registrou 129 casos do metapneumovírus humano (HMPV) no estado. O vírus provoca sintomas semelhantes aos da gripe e da Covid-19. No Ceará, até agora, não foi identificado nenhum padrão alterado nos sintomas dos pacientes.
De acordo com a Sesa, 51,9% dos casos registrados no ano passado foram em mulheres. A idade dos pacientes variou entre 27 dias e 86 anos, sendo que a maior parte dos casos ocorreu em crianças com menos de 5 anos.
“A circulação do vírus ocorre em todas as regiões de saúde do Estado. Até o momento, não se observa mudança no padrão de comprometimento clínico dos pacientes. A Vigilância Epidemiológica da Sesa segue monitorando o cenário”, informou a Pasta, em nota.
Sintomas e transmissão do vírus
Segundo o CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA), os sintomas mais frequentes do HMPV são tosse, febre, congestão nasal e dificuldade para respirar.
O tempo de incubação do HMPV, que é o intervalo entre o contato com o vírus e o aparecimento dos sintomas, costuma ser de três a seis dias. A duração da doença depende da gravidade, mas geralmente é similar à de outras infecções respiratórias virais. Atualmente, não existem tratamentos específicos ou vacinas para o metapneumovírus.