O Ceará registrou um crescimento expressivo no número de novas empresas em 2024, com um total de mais de 111 mil aberturas, marcando um aumento de 6% em comparação com o ano anterior, quando foram registradas 104.640 novas inscrições. Os dados, divulgados pela Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec), mostram um cenário empresarial com maior acessibilidade a serviços que facilitam a criação de novos negócios.
O setor de serviços se destacou como o principal responsável por esse crescimento, contabilizando 72.007 novas empresas, o que representa mais de 64% das aberturas. O comércio ocupou o segundo lugar, com pouco mais de 30 mil novas empresas, enquanto a indústria, embora tenha registrado o menor número de aberturas, também apresentou uma performance positiva, com 9.034 novas inscrições.
A maior parte da economia cearense ainda se concentra na capital, com 75.448 novas empresas, mas as macrorregiões do estado também demonstram avanços significativos. O Cariri, com 8.792 novas empresas, e o Sertão de Sobral, com 4.696, mostram o crescimento do empreendedorismo fora de Fortaleza.
O presidente da Jucec, Eduardo Jereissati, destaca que a autarquia tem implementado diversas ações para tornar o processo de abertura mais acessível e eficiente.
“Ferramentas como o Abre no Zap e o Empresa + Simples facilitaram muito os processos de abertura de empresas, tornando o estado mais atrativo para novos empreendedores. Além disso, nossa atuação tem se voltado para as pequenas e médias empresas, fundamentais para o desenvolvimento econômico regional. Todas as regiões do Estado apresentaram bons números”, afirma.
Já o número de empresas encerradas em 2024 foi de 71.523, que embora significativo, não chega a superar as novas empresas que surgiram no ano passado. Os setores de serviços e comércio foram os que mais apresentaram quedas, com 38.939 e 25.981 empresas fechadas, respectivamente.
A expectativa da Jucec é que o ritmo de crescimento se mantenha em 2025. O órgão projeta mais avanços, principalmente com a contínua digitalização e modernização dos processos de formalização de empresas.