A nova – e primeira – diretora da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), inspetora Cristiane Fernandes, tomou posse nesta quarta-feira (22), em cerimônia marcada por discurso de integração das forças municipais com as do Estado, anúncio da nova sede da entidade, chamamento de concurso e quebra de protocolo.
Com a passagem de comando, Cristiane se tornou a primeira mulher a assumir o cargo, em 65 anos de instituição. O encontro contou com a presença do prefeito Evandro Leitão (PT), no que foi o seu primeiro evento oficial como chefe do Executivo Municipal.
Também estiveram presentes a vice-prefeita Gabriella Aguiar (PSD), o presidente da Câmara Municipal, Leo Couto (PSB) e outros vereadores da capital cearense.
Além dos políticos, o cerimonial contou com a presença do secretário da Segurança Cidadã, Cel. Márcio Oliveira. O militar, em seu discurso, compartilhou o interesse de integrar as forças municipais com as do Estado.
“Nós temos aqui, presente nesta solenidade, autoridades da Secretaria de Segurança Pública do Estado, coronel da Polícia Militar, delegado da Polícia Civil. Isso emblematiza a integração que iremos fomentar desde então, isso é uma diretriz da gestão municipal, diretriz do prefeito, que caminhemos juntos”, disse o secretário.
Convocação de concursados e anúncio de nova sede
O prefeito Evandro Leitão, durante seu discurso, anunciou a entrega da nova sede da GMF, que deve ser entregue no dia 10 de julho deste ano, aniversário do órgão municipal.
“A primeira notícia que eu queria passar para vocês é a entrega, no dia 10 de julho, no dia [do aniversário] da Guarda Municipal, nós vamos estar entregando aquele equipamento. E aí eu já peço para o secretário de Governo, para que ele possa se virar. Mas tem que entregar no dia 10 de julho, como sem falta”, exclamou o petista.
Além disso, o prefeito afirmou que realizará a convocação de 508 candidatos aprovados no concurso para Guarda Municipal. O chamamento será dividido até 2026.
“A partir de 1º de fevereiro deste ano, daqui 9 dias, a primeira parte dos 508 guardas, ou seja, 160 guardas estarão sendo chamados […] Com o cronograma, com responsabilidade, nós chamaremos a segunda turma, no dia 1º de janeiro de 2026, e a terceira e última turma, em agosto de 2026”, anunciou Evandro.
Quebra de protocolo
A vice-prefeita, durante seu discurso, pediu licença para uma quebra de protocolo e convidou todas as mulheres sobre o palco para que se colocassem ao seu lado durante a fala. Gabriella falou da importância das mulheres e exaltou a GMF.
“Vou pedir para quebrar um pouco aqui a formalidade e chamar todas as mulheres que estão aqui em cima para mim. Venham para perto de mim, todas vocês, a gente está aqui no momento histórico”, disse Gabriella.
Aguiar ainda completou seu discurso salientando que a GMF é a maior guarda do Nordeste e a terceira maior guarda do Brasil.
Diretora ressalta integração das forças
A nova diretora da Guarda Municipal, Cristiane Fernandes, durante coletiva de imprensa após a passagem de comando, ressaltou a importância da integração das forças da Prefeitura e Estado.
“A segurança pública não pode simplesmente ser um trabalho solto, tem que ser coletivo, com as outras forças de segurança também, com a prefeitura e também com a participação das pessoas”, disse Cristiane.