O ministro da Educação, Camilo Santana (PT), ao lado do governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), do prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), e do comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, visitou, nesta segunda-feira (27), as obras do campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica Ceará.
Camilo anunciou que, além da construção dos novos blocos e instalações, será feita uma licitação para restaurar as estruturas da Base Aérea De Fortaleza, que devem integrar o campus do ITA Ceará.
“Estamos assinando aqui hoje 104 milhões que o Governo do Estado vai licitar para que a gente possa, já ainda nesse ano, iniciar também a reforma dessas áreas e aí incluindo questões de água, esgoto, parte elétrica, piso, telhado […] toda essa área aqui, essa faz parte da segunda etapa”, anunciou o ministro.
A primeira etapa da obra deve ser concluída ainda em março de 2026. A segunda, que ainda será licitada, deve ser entregue até novembro do mesmo ano, segundo o ministro. O campus deve começar suas operações no início de 2027.
“A previsão é que até o final de 2026 a gente possa estar com todo o novo campus, essa primeira e segunda etapa, mais os equipamentos, mais os professores concluindo o concurso, tudo pronto para que possamos receber os alunos já em 2027 aqui”, disse ainda o ministro.
Sobre o concurso para professores, o comandante Damasceno afirmou que, ao todo, serão ofertadas 90 vagas. Além disso, os docentes aprovados passarão por um treinamento na Universidade Harvard, em Massachusetts, nos Estados Unidos.
“Tão logo a gente tenha esse grupo de professores de altíssimo nível, porque realmente a prova é bastante intensa, eles partem para Harvard, para fazer uma pós-formação nessas duas áreas, de energia e de sistemas. São cursos inéditos do Brasil, uma formação dos nossos professores ainda bem acima do que nós temos na média”, anunciou o comandante.
A primeira turma do ITA Ceará será composta por estudantes que foram aprovados no vestibular em outubro/novembro de 2024 e que iniciaram suas aulas, em fevereiro deste ano, em São José dos Campos. Após dois anos, os estudantes devem retornar ao Ceará para concluir os estudos, segundo o governador Elmano.
“A gente vislumbra claramente um cronograma que nós estabelecemos, que era de que quando a turma não estava fazendo a seleção, terminasse os primeiros dois anos em São José dos Campos, após os dois anos viriam para os alojamentos em Fortaleza e que aqui tinha que estar pronto”, compartilhou o governador.
Mais detalhes sobre o ITA Ceará
Ao todo, serão ofertados dois cursos e inéditos, o de Engenharia de Energias Renováveis e Engenharia de Sistemas. Além dos cursos superiores, o ITA Ceará também deve contar com um curso de pós-graduação.
O investimento total das obras, segundo o Ministério da Educação, é de R$ 180 milhões, sendo 104 milhões investidos apenas nas obras da segunda etapa do projeto.
As obras da primeira etapa contam com os blocos de alojamentos e o bloco para os cursos de engenharias. A segunda contempla a recuperação das cobertas, dos prédios administrativo-acadêmico, hotel de trânsito, rancho, grupo de saúde, bloco de apoio e obras de infraestrutura.
Confira