A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra Rosemary Costa Pinto (FVS-RC) informou que 15 casos de Metapneumovírus foram registrados desde janeiro deste ano no Amazonas. Os dados foram divulgados por meio do informe epidemiológico nesta última segunda-feira (31).
Uma das pessoas contaminadas pelo metapneumovírus esteve na China, na qual ocorre um surto do vírus. Em fevereiro foi o auge da contaminação no Amazonas, registrando cerca de 10 casos, seguido de uma queda significativa de um caso no mês de março. Em janeiro houve 4 casos.
O primeiro caso registrado de metapneumovírus no Brasil foi no ano de 2024, no entanto, o vírus já havia sido descoberto em 2001, na Holanda. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o vírus é um agente infeccioso comum e pode ser contraído diversas vezes ao longo da vida.
O metapneumovírus pode afetar tanto crianças quanto idosos, e casos graves podem evoluir para quadros de bronquite ou pneumonia, conforme a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Ainda segundo a Fiocruz, não existe ainda vacina específica contra o vírus HMPV, diante disso, o tratamento tem em foco o alívio dos sintomas, como tosse, febre, congestão nasal e falta de ar.