As obras da linha Aeroporto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), na qual liga a Linha Nordeste, por meio da Estação Expedicionários, com o Aeroporto Internacional de Fortaleza, estão com cerca de 60% de suas estruturas físicas concluídas. O governador Elmano de Freitas (PT) visitou o local do serviço nesta última segunda-feira (7) para averiguar o andamento da obra.
“Com essa nova linha, você vai poder utilizar a Estação Expedicionários para chegar aqui no Aeroporto, mesmo que você esteja na praia, na Estação Iate. Chegaremos a ter mais de 2 mil metros de via conectando as linhas. Também teremos um ganho social muito importante nas proximidades da estação, com a urbanização do entorno, que prevê a construção de quadra poliesportiva, parquinho infantil, entre outros equipamentos. Desse modo, essa é uma importante obra de mobilidade, que irá favorecer e facilitar o transporte do nosso povo”, ressaltou Elmano.
Com extensão de 2.430 metros, na quais 500 metros são trechos elevados, a obra possui um investimento de mais de R$ 82 milhões e tem o prazo de entrega para janeiro do próximo ano, 12 meses contados a partir do início de suas obras , 9 de janeiro deste ano.
Com em torno de 86 trabalhadores atuando no local, alguns pontos do projeto ainda estão em execução como a Via Permanente, com 1,5km a ser trabalhado; a rampa de acesso ao elevador da Estação Aeroporto; a implantação de sistemas de sinalização; pátio de estacionamento; e a urbanização em torno da Estação Expedicionários.
Quando estiver em funcionamento, a Estação do Aeroporto terá capacidade de movimentar 35 mil pessoas diariamente. Segundo o secretário de Infraestrutura Hélio Winston: “É mais uma linha trazendo benefícios para toda a população, com muitos bairros envolvidos. Teremos uma grande ligação desde o Mucuripe até a Parangaba. Lembrando que no segundo semestre teremos mais obras para as chegadas de duas novas estações que terão participação da Linha Aeroporto”, destacou.
A linha Aeroporto, quando finalizada, também será ponto de partida da linha que ligará o Aeroporto à Arena Castelão, anunciada pelo Governo Estadual no dia 6 de fevereiro.




