Algumas mercadorias apreendidas pela Receita Federal beneficiaram a Prefeitura de Fortaleza e nove organizações da sociedade civil, por meio do Programa Receita Cidadã.
Entre os itens apreendidos e doados na última sexta-feira (11), estavam 520 quilos de cabelos humanos. O objetivo é utilizá-los para confecção de perucas destinadas a pacientes com câncer. Entidades como a Associação de Combate ao Câncer Infantil (Peter Pan), Associação Nossa Casa de Apoio às Pessoas com Câncer, serão algumas das contempladas.
Equipamentos de informática, vestuários, roupas para descaracterização, smartphones, utensílios domésticos e aparelhos eletrônicos também foram itens advindos de apreensões realizadas pela Receita Federal do Brasil no trabalho de repressão ao contrabando e ao descaminho.
Além dos itens, o valor arrecadado no bazar Solidário da Receita Federal, que revende os produtos confiscados, também será destinado à sociedade civil.
A Ação Nacional de Doação Solidária de Mercadorias Apreendidas ocorreu de forma coordenada em 44 municípios do Brasil. A partir disso, 347 entidades receberam mercadorias cujo valor de mercado equivalem a mais de R$ 181 milhões.
A cerimônia de entrega dos itens reuniu representantes da gestão municipal, como da vice-prefeita e titular da Secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), Gabriella Aguiar, e lideranças da sociedade civil que desenvolvem trabalhos sociais em Fortaleza.