A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) declarou baixo registro nas doações de sangue durante os feriados de Semana Santa e Tiradentes, nesta última quarta-feira (23).
O hemocentro atingiu apenas 50% da meta diária com 249 doações, na segunda-feira (21/04) e terça-feira (22/04). Com intuito de atingir um estoque seguro, a Hemoam pede que os amazonenses doem sangue.
“Tivemos uma queda nas doações de sangue no hemocentro durante o feriado. E estamos próximos de um outro feriado, do Dia do Trabalhador, então pedimos às pessoas voluntárias, doadores de sangue, que venham ao Hemoam nos próximos dias e façam sua doação para garantirmos o abastecimento de hospitais”, pediu a gerente de captação de doadores, Nívia França.
Para ser um doador, a pessoa tem que ter entre 18 a 69 anos e pesar no mínimo 50 quilos, além de estar saudável. Já para os adolescentes entre 16 e 17 anos que têm interesse, é permitida a doação com acompanhamento de um responsável ou representante legal.
O Hemoam fica localizado na avenida Constantino Nery, nº 4397, Chapada, em Manaus. No dia da doação é necessário documentos com fotos, como RG, CNH, passaporte ou Carteira de Trabalho, e estar bem alimentado.
O baixo estoque de sangue nos hospitais interferem diretamente em seus funcionamento, comprometendo cirurgias e transfusões em pacientes com doenças crônicas, câncer e vítimas de acidentes.




