Nesta terça-feira (3), a atriz e cantora Preta Gil divulgou, por meio de suas redes sociais, a data para o início de um tratamento experimental contra o câncer, nos Estados Unidos. Diagnosticada com a doença em janeiro de 2023, a artista vem compartilhando sua jornada em busca da cura desde então. O novo procedimento está previsto para começar no dia 10 de junho, em Washington (EUA).
“A vida acontecendo e eu entre Nova York e Washington! Começo meu tratamento dia 10. Enquanto isso, vou me fortalecendo fisicamente e espiritualmente, recebendo muito amor. Amo todos vocês, obrigada por todas as mensagens diárias, orações e energia positiva. Vocês me curam”, declarou ela em uma postagem.
Em fevereiro, Preta revelou em entrevista ao Fantástico que, em abril, seguiria para o exterior. “Em abril, parto para Nova York para fazer um tratamento com medicamentos novos, que estão em fase final de estudo”, contou, em conversa com a jornalista Maju Coutinho.
Desde o diagnóstico, Preta passou por duas cirurgias. Na primeira, retirou um tumor e o útero. Ela chegou a anunciar a cura no final de 2023, mas, em agosto de 2024, comunicou que o câncer havia retornado, com recidiva em dois linfonodos na pelve. Em dezembro, foi submetida a um tratamento mais complexo, que durou 21 horas e envolveu a retirada de partes do aparelho digestivo e do sistema linfático. Em fevereiro de 2025, recebeu alta após 55 dias de internação.