O Maranhão já contabiliza, em 2025, 100 mortes causadas pela Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Ao todo, são 1.776 casos confirmados da doença, que se caracteriza por quadros severos de infecção respiratória, com risco de internação e complicações.
A Secretaria de Saúde do estado reforça a importância da vacinação, especialmente para pessoas dos grupos de risco, como idosos, crianças e gestantes, além do atendimento médico logo nos primeiros sinais dos sintomas.
Diante do aumento da procura por atendimento, foi instalado um hospital de campanha no estacionamento do Multicenter Sebrae, no bairro Cohafuma, em São Luís, funcionando das 7h à meia-noite.
O que é a SRAG?
A SRAG é uma complicação das síndromes gripais que compromete o sistema respiratório. Grande parte dos casos é provocada pelos vírus da Influenza (tipos A, B, C e D) e pela Covid-19. Entre eles, os vírus influenza A e B são responsáveis por surtos sazonais, enquanto o tipo A também pode causar pandemias. Os principais sintomas são febre, tosse seca, dor de cabeça, dores musculares e dificuldade progressiva para respirar. A prevenção inclui cuidados simples no dia a dia:
- Lavar as mãos com água e sabão ou usar álcool em gel;
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar;
- Evitar aglomerações e locais fechados;
- Não compartilhar objetos de uso pessoal;
- Manter distância de pessoas gripadas;
- Adotar hábitos saudáveis.
Onde se vacinar?
Além do atendimento precoce, a vacinação é importante. O estado está com baixa cobertura vacinal. A imunização também pode ser feita nos postos de saúde e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. Além disso, a campanha de vacinação contra a Influenza foi expandida para os cinco terminais de integração de São Luís, com atendimento das 7h às 19h. O período de funcionamento nesses locais será ajustado de acordo com a procura. Já nos shoppings São Luís e da Ilha, a vacinação ocorre de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 14h às 20h.