O São João de Maracanaú chega à sua 20ª edição em 2025. O evento acontece a partir desta sexta-feira (6) e vai até o dia 29 de junho, sempre a partir das 18h, no Parque de Eventos Narciso Pessoa de Araújo, na Avenida Wilson Camurça, no Distrito Industrial de Maracanaú, próximo ao Campus do IFCE.
Neste ano, a cenografia da Cidade Junina apresentará referências a Caruaru (PE), Campina Grande (PB) e Mossoró (RN), cidades tradicionalmente ligadas aos festejos juninos, além de ambientações com os principais pontos turísticos e municípios do Ceará. O tema desta edição será “No Ceará é Assim”.
Ao todo, serão 32 atrações musicais. Os shows terão início a partir das 21h. A programação também conta com apresentações de quadrilhas juninas, festivais gastronômicos, além de manifestações populares típicas do Nordeste.
Confira as principais atrações confirmadas:
6 de junho – Bell Marques, Xand Avião, Felipe Amorim e WAWA;
7 de junho – Léo Santana, Taty Girl, Vicente Nery e Débora Lee;
13 de junho – Ivete Sangalo, Wesley Safadão, Natanzinho, Waldonys e Japinha;
14 de junho – Leonardo, Henry Freitas, Zé Vaqueiro e Tito;
18 de junho – Nattan, Mari Fernandes, Léo Foguete e Deávele Santos;
20 de junho – Maiara & Maraisa, Zé Cantor, Lagosta Bronzeada, Netto & Henrique e Núzio Medeiros;
27 de junho – Jorge & Mateus, Seu Desejo, Litto Lins e Matheus Fernandes;
28 de junho – Simone Mendes, Belo, Toca do Vale e Lazzaro Gamma.
Festivais de Quadrilhas Juninas
Os Festivais de Quadrilhas Juninas também prometem agitar a programação do São João de Maracanaú 2025. Ao todo, 250 quadrilhas juninas de diversas regiões do Ceará e de outros estados do Nordeste se apresentarão no Quadrilhódromo, um espaço com arquibancada para três mil pessoas, projetado especialmente para valorizar o espetáculo das quadrilhas em sete grandes festivais.
As apresentações começam no dia 6 de junho e seguem até o dia 29, a partir das 18h30. Além disso, o público poderá aproveitar atrações culturais no palco principal e em outros pontos da Cidade Cenográfica, com shows de bandas de forró pé de serra, apresentações de grupos de dança, teatro e diversas manifestações da cultura nordestina.
Veja a programação:
6 a 10 de Junho – Arraiá da Tradição (Escolas Municipais);
10 a 15 de Junho – Festival Jangadeiro Junino;
16 a 17 de Junho – Festival Estadual;
18 a 20 de Junho – Festival Arraiá do Ceará (Sistema Verdes Mares);
21 a 27 de Junho – Festival Estadual;
23 de Junho – 38º Festival Municipal de Quadrilhas Juninas de Maracanaú;
28 a 29 de Junho – Festival Interestadual.
A expectativa é de 2,5 milhões de visitantes durante os 24 dias de programação. O evento conta com oito noites de shows e deve gerar cerca de 4.500 empregos diretos e indiretos. Mais de 1.500 empreendedores foram selecionados via edital público para atuar como barraqueiros e ambulantes.
Para isso, haverão cerca de 300 atrações culturais distribuídas pelos palcos e pela Cidade Cenográfica, com participação de grupos de dança, teatro e bandas de forró pé de serra.