O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), comunicou nesta segunda-feira (15) que resolveu decretar ponto facultativo na próxima sexta-feira (20), por conta do feriado de Corpus Christi, que acontece um dia antes, na quinta-feira (19). O anúncio foi feito através das redes sociais do gestor estadual, que classificou a data como “importante para a fé Cristã, que celebra a presença real de Jesus na Eucaristia”.
Com a decisão, trabalhadores do setor público estadual serão dispensados sem prejuízo da remuneração. O governador assegurou, contudo, o pleno funcionamento das atividades essenciais em áreas como Saúde e Segurança Pública, entre outras, como fornecimento de água.
Após o decreto, o setor privado pode aderir ou não ao ponto facultativo e conceder folga aos funcionários, dependendo das políticas públicas internas e acordos com os funcionários de cada empresa.
O feriado desta semana é comemorado pela Igreja Católica como uma maneira de honrar o Corpo de Jesus Cristo e relembrar sua morte e ressurreição. Diferente de outros feriados católicos, como a Páscoa, o dia de Corpus Christi é visto como ponto facultativo pelo governo federal. Além do Ceará, capitais do Nordeste, como Maceió, Manaus e Salvador também consideram a data como feriado.