A cidade de Manaus recebeu a segunda etapa do Sistema Paredão, que conta com 650 câmeras de reconhecimento facial espalhadas em pontos estratégicos de grande circulação, como centros comerciais, terminais, praças e delegacias. A nova etapa foi lançada nesta segunda-feira (16) pelo Governo do Amazonas.
O diferencial da nova fase do Sistema de Paredão é a parceria com o setor privado, que irá incrementar o Sistema Paredão com câmeras de segurança de estabelecimentos comerciais e condomínios.
O projeto faz parte do programa Amazonas Mais Seguro e tem como objetivo aumentar a eficiência do combate ao crime, ajudando a identificar os foragidos por meio do reconhecimento facial em tempo real.
Os paredões foram instalados em áreas sensíveis e de maior interesse da Segurança Pública a partir da análises das agências de inteligência. Já estão em funcionamento cinco Torres fixas de videomonitoramento localizadas na área central de Manaus.
As câmeras do projeto estão vinculadas ao Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP), que, ao realizar o reconhecimento facial, faz o cruzamento com as ordens judiciais em aberto. Para a identificação é utilizado as imagens capturadas e os dados do Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo (IIACM), que é responsável pela Carteira de Identidade Nacional (CIN), e dados do Detran-AM.
Além dos Paredões, a nova fase contará com imagens das câmeras de lojas, supermercados, shoppings e restaurantes que podem ser integradas ao sistema. Essa parceria com o meio privado acontece por meio de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre a Associação Comercial do Amazonas (ACA) e a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM).
As empresas interessadas em fazer parte do projeto terão que se cadastrar por meio do site oficial do ACA e instalar, por conta própria, câmeras homologadas pela SSP-AM. No entanto, os estabelecimentos que não colocarem as câmeras homologadas, também poderão realizar o auxílio por meio de suporte visual.