O Brasil conquistou novo recorde de produção de motocicleta com mais de 500 mil unidades fabricadas somente neste primeiro trimestre. A maioria das motocicletas foram produzidas nas fábricas instaladas em Manaus, na Amazônia, principal polo de produção desse meio de transporte no país e um dos maiores do mundo.
Logo no primeiro mês de 2025 a produção de motocicletas aumentou cerca de 14,4% em comparação ao mesmo período do ano passado, com um total de 501.142 unidades. Já em relação às vendas, cerca de 474 mil motos foram emplacadas no mesmo mês, obtendo um aumento de 9,6% comparado com o ano anterior.
A Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), na qual representa o setor, espera concluir em 2025 com 1,8 milhão de motos produzidas e dois milhões de emplacamentos.
O aumento dessas produções é resultado da alta procura por esse meio de locomoção, já que são usadas como fonte de renda, tem um custo menor em manutenção e combustível, além do acesso facilitado ao crédito.
Mais de 6.500 motocicletas são fabricadas por dia em uma das fábricas instaladas na Zona Franca de Manaus, maior polo de duas rodas do mundo fora da Ásia. Esses números equivalem a uma moto pronta a cada 19 segundos no país.
A maior parte das motocicletas produzidas no Brasil permanece no país, sendo menos de 2% do total produzido no trimestre é destinado à exportação. Comparando o primeiro semestre deste ano com o do ano passado, as exportações aumentaram 2,8%, com um total de 9.643 motos vendidas para o mercado exterior.