De acordo com dados do Monitor do Debate Político do CEBRAP e da ONG More in Common, o ato “Justiça Já”, realizado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), pelo pastor Silas Malafaia e por apoiadores, registrou 12,4 mil pessoas, com margem de erro de aproximadamente 1,5 mil.
A manifestação ocorreu na Avenida Paulista, em São Paulo, e a contagem foi realizada com base no pico de manifestantes registrado às 15h40 deste domingo (29), com o auxílio de softwares de inteligência artificial que mapearam e analisaram fotos aéreas feitas no momento.
Segundo explicação do próprio monitoramento: “As imagens foram capturadas nos momentos de pico de cada evento e analisadas com software de inteligência artificial para estimar o público presente. Nosso objetivo é garantir transparência no processo e permitir que qualquer interessado possa conferir os dados ou testar outros métodos de contagem”.
A plataforma de monitoramento ainda faz uma comparação com uma manifestação semelhante, realizada em prol da anistia, em abril deste ano, que registrou 44,9 mil pessoas.