O Festival de Parintins 2025 termina neste domingo (29), com a terceira e última noite de apresentações dos bois-bumbás Caprichoso e Garantido no Bumbódromo da Ilha Tupinambarana, no Amazonas. O campeão será conhecido na segunda-feira (30), após a apuração dos votos.
As apresentações de sábado (28) começaram às 21h e seguiram até por volta das 2h30 da madrugada deste domingo. O Caprichoso abriu a noite com a alegoria “Sacaca Merandolino: O Encantado de Arapiuns”, que homenageou os contadores de histórias da Amazônia.
Durante a apresentação, a rainha do folclore Cleise Simas surgiu no alto de uma alegoria, foi içada acima do Bumbódromo e desceu para se apresentar, inclusive jogando capoeira com um artista na arena.
Já o Boi Garantido prestou homenagem à advogada Eunice Paiva (1929–2018), conhecida por sua luta por justiça pelo desaparecimento do marido, Rubens Paiva, durante a ditadura militar e por sua atuação em defesa dos direitos dos povos indígenas. A cunhã-poranga Isabelle Nogueira apareceu em uma alegoria com temática de urubus, vestida com uma indumentária que remetia à ave.
Outro destaque foi o momento “Toada, Letra e Música”, com o levantador de toadas Davi Assayag entoando “Olhar de Curumim”, canção que denuncia o genocídio indígena e defende os povos originários. Durante a toada, integrantes do Garantido formaram uma bandeira do Brasil no centro da arena.
Neste domingo, o Caprichoso inicia os espetáculos e Garantido encerra o festival. A TV A Crítica transmite o evento ao vivo pelo canal 4.1 no Amazonas, 17.1 em São Paulo e também pelo YouTube.