A CASACOR Ceará deu início oficial às atividades da edição 2025 com sua tradicional reunião operacional, realizada no Auditório da Pinacoteca do Ceará, em Fortaleza, na quinta-feira (3).
O encontro reuniu profissionais participantes, patrocinadores, fornecedores e representantes da imprensa, marcando o começo da montagem da mostra, que acontecerá entre os dias 2 de outubro e 16 de novembro, no mesmo imóvel da edição de 2023, localizado na Rua Tibúrcio Cavalcante, 607, no bairro Meireles.
Durante a reunião, os profissionais conheceram os 33 ambientes inéditos já confirmados, assinados por arquitetos e designers que valorizam a cultura e o artesanato do Ceará. Um dos destaques é a homenagem ao mestre da cultura cearense Espedito Seleiro, o “Mestre do Couro”, cuja arte deve estar ainda mais presente nos espaços da mostra.
A coordenadora do Ceart, Germana Mourão, celebrou a escolha: “O Espedito é realmente uma referência internacional. Ele é um artista para além de tudo isso”, afirmou, destacando ainda a importância da CASACOR como impulsionadora da renda de pequenos e grandes artesãos do Estado: “O trabalho de vocês é uma política pública muito rica porque gera renda para diversas pessoas desse Estado.”
Sob a condução da diretora Neuma Figueirêdo e dos diretores Victor Guimarães, Pedro Esdras e Carolina Figueirêdo, ao lado das equipes técnica, comercial e de comunicação, o evento apresentou o masterplan da mostra, prazos, orientações técnicas, diretrizes de relacionamento com patrocinadores e a proposta criativa do ano.
Em 2025, o tema será “Semear Sonhos”, que propõe uma reflexão sobre bioarquitetura, sustentabilidade e novos modos de habitar.
Profissionais confirmados
Entre os ambientes já anunciados, estão a Praça Parque, do artista visual Narcélio Grud, a Casa Fina Casa, de Paloma Estrela, em parceria com a Fina Casa Revestimentos, e a estreia da arquiteta e influenciadora Stephanie Ribeiro, de São Paulo, com o ambiente Arena.
O time de profissionais da edição 2025 conta com Amanda Rodrigues, Ana Virginia Furlani, Brenda Rolim, Carolina Andrade e Thayane Oliveira, Claryanne Aguiar, Diego Studart, Érico Monteiro, Fabricio e Roberta Pereira (Bonjardim Paisagismo), Gabriela Picanço, Gustavo Augusto, Jessica Aguiar, Joana Rezende, Juliana Dias, Kel Oliveira, Laura Rios e Liana Feingold, Lucas Góes, Marcelo Franco e Suelle Macedo, Milena Holanda, Narcelio Grud, Ney Filho, Paloma Estrela, Paulo Henrique, Raquel Sampaio, Rene Parente, Roberto Pamplona Jr, Stephanie Ribeiro, Ticiana Sanford e Victo Alves Braga.
“Todas as vezes que a gente faz esse projeto eu fico emocionada, nervosa. Todos os anos queremos surpreender, fazer com que as pessoas se emocionem quando adentram o imóvel. E isso depende de vocês (arquitetos e designers). Eu e minha família somos como os maestros, vocês são os músicos”, declarou Neuma Figueirêdo em discurso aos profissionais da mostra.