A oferta da rota Fortaleza-Lisboa, que encerraria em outubro deste ano, foi prorrogada até março de 2026. A decisão foi tomada pela empresa LATAM Airlines Brasil, responsável pelos voos, após registrar alta ocupação com média de 82%.
A partir de outubro de 2025, serão ofertados três voos semanais, sempre às segundas, terças e quintas, com duração de 7 horas e 30 minutos conectando o Ceará à Europa.
Os voos serão feitos nas aeronaves Boeing 787, que possuem maior capacidade logística para passageiros e cargas. Neste sentido, a exportação também é impactada com a ampliação, pois a rota flexibiliza o transporte de produtos perecíveis do estado ao continente europeu. Segundo informações do governo estadual, mais de 230 toneladas de frutas foram transportadas pela rota somente nos três primeiros meses de operação.
Para o secretário de Turismo do Ceará, Eduardo Bismarck, a prorrogação da conexão Ceará-Europa faz parte do crescimento do setor local e internacionalmente. “A ampliação do voo entre Fortaleza e Lisboa reforça nossa presença internacional cada vez mais forte no cenário da aviação internacional. Essa conexão direta com a Europa impulsiona o turismo, dinamiza a economia e amplia as oportunidades de negócios e de exportação de nossos produtos. É mais um avanço fruto do trabalho articulado pelo governador Elmano de Freitas, com foco na alta estação e nos mercados prioritários”, afirmou.