Cerca de 178 profissionais de saúde concursados foram empossados em solenidade ocorrida na manhã desta terça-feira (26), no Teatro Municipal São José.
A ação faz parte do programa municipal Saúde que Cuida, que integra o Plano Fortaleza Inclusiva.
Os servidores atuarão na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e foram escolhidos mediante o concurso feito há sete anos, no entanto apenas agora foram chamados para exercer suas funções.
“Eu hoje me sinto muito feliz porque hoje nós estamos chamando esses quase 180 profissionais, 178 mais precisamente, para que a gente possa colocar na ponta, colocar em todos os CAPS da cidade, oferecendo, ofertando melhores condições”, declarou o prefeito Evandro Leitão (PT).
Conforme a secretária de saúde de Fortaleza, Riane Azevedo, os profissionais serão alocados no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de acordo com as necessidades de cada unidade.
“Eles vão ser distribuídos de acordo com as necessidades, tem alguns CAPS que já estão completos, tem outros que estão com uma deficiência de profissionais, então a gente vai completando essas equipes. Essa é a primeira parte, e aí depois quando a gente for redimensionando, vai ajustando para que todos tenham um quantitativo suficiente para que faça o atendimento adequado à população”, afirmou a secretária.
Segundo o prefeito de Fortaleza a rede de saúde municipal estava “sucateada” e agora está passando por uma requalificação baseada na reestruturação da estrutura física e profissionais, além do investimento em medicamentos. “Eu espero que cada vez mais a gente possa avançar, oferecer uma saúde de qualidade para a população”, disse.
Atualmente existem cerca de 16 CAPS e de acordo com o prefeito, a meta é que esse número dobre até o fim de sua gestão. “O segundo passo será a ampliação dessas unidades. Nós temos 16 em Fortaleza e nós temos aí que aumentar, chegar praticamente dobrando esse número”, declarou Evandro.