Um dos principais cotados para a disputa à presidência da República nas eleições de 2026, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou nesta quarta-feira (17) que não pretende concorrer à sucessão de Lula no próximo ano, mas sim à reeleição. A fala foi feita durante uma coletiva em Araçatuba, São Paulo.
Após o Supremo Tribunal Federal (STF) condenar Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão, Tarcísio, que é aliado do ex-presidente, surgiu como favorito entre os brasileiros, de acordo com a pesquisa realizada pelo AtlasIntel/Bloomberg, também divulgada nesta quarta-feira (17).
A pergunta lançada na pesquisa foi: “Caso o ex-presidente Jair Bolsonaro não possa competir nas eleições de 2026 à Presidência da República, quem você acredita que ele deveria escolher como seu candidato?”
A opção por Tarcísio de Freitas foi apontada entre 46,3% dos eleitores de Bolsonaro. Por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ele já está inelegível até 2030 e teve a inelegibilidade reiterada após condenação do STF pela tentativa de golpe de Estado.
Na segunda posição, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) aparece como possível sucessor com 25% das respostas. Já 21,5% optam pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL).
Em seguida, aparecem o governador Ronaldo Caiado (União), com 3,2% dos votos dos eleitores de Bolsonaro; o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), com 2,5%; o governador Romeu Zema (NOVO), com 0,9%; e o governador Ratinho Jr., com 0.5%.




