A capital amazonense apresentou, entre janeiro e setembro de 2025, uma queda de 90,3% nos roubos a ônibus em comparação com o pico da série histórica, ocorrido em 2017, quando foram contabilizados quase 2,6 mil casos. Neste ano, o número caiu para 249 registros, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).
O resultado é atribuído à atuação integrada entre a Polícia Militar (PMAM) e Polícia Civil, especialmente por meio do Núcleo de Repressão aos Roubos ao Transporte Coletivo e Rotas do Polo Industrial (Nurcc). De acordo com o secretário da SSP, Vinícius Almeida, o trabalho é prioridade do governo estadual.
O subcomandante da PMAM, coronel Thiago Balbi, explicou que a redução foi impulsionada por estratégias de policiamento baseadas em dados. Cada ocorrência é analisada detalhadamente, com informações sobre horários, linhas e locais dos crimes, o que permite o direcionamento de operações específicas.
“A partir dessas informações, a gente direciona o policiamento ostensivo e as operações para fazer com que o transporte coletivo seja bem mais seguro na cidade. Estamos alcançando reduções drásticas e são números que há muito tempo não se via no transporte coletivo”, afirmou.
O delegado Charles Araújo, coordenador do Nurcc, afirmou que o núcleo intensificou a troca de informações com os setores de inteligência da Polícia Militar, o que tem resultado em operações mais eficazes.
Com informações do Governo do Amazonas.




