Nesta segunda-feira (13), o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), sancionou a regulamentação de dez Zonas Especiais de Interesse Social (Zeis) prioritárias. No último 1º de outubro, a Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) aprovou o processo. A regulamentação deve beneficiar mais de 200 mil moradores.
As ZEIS são áreas territoriais definidas pelo Plano Diretor da cidade com o objetivo de implementar políticas públicas voltadas à habitação. As Zonas beneficiadas com a sanção foram Bom Jardim, Lagamar, Serviluz, Pirambu, Moura Brasil, Poço da Draga, Mucuripe, Praia do Futuro II, Pici e Dionísio Torres.
“Essas mensagens, hoje transformadas em leis, estavam paralisadas na Câmara Municipal há mais de cinco anos, engavetadas assim como o Plano Diretor. Essas leis complementares permitem que as dez Zeis prioritárias estejam integradas à cidade, com ordenamento de calçadas, altura de edifícios, ruas e, principalmente, proteção aos moradores, garantindo um crescimento urbano mais organizado e integrado”, afirmou Evandro.
Agora, com a regulamentação, foram estabelecidas regras específicas para uso, parcelamento e ocupação do solo em áreas populares.
Na ocasião, o secretário do Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza, Jonas Dezidoro, afirmou que o próximo passo deve ser a regularização de imóveis para as famílias beneficiadas.
“A regulamentação dessas dez Zeis vai beneficiar mais de 220 mil pessoas, e o mais importante: pessoas carentes. Seguindo a orientação do prefeito Evandro de priorizar quem mais precisa. É um ganho fantástico, um dia de festa, mas a luta continua. Estamos trabalhando para garantir o verdadeiro papel da casa para essas famílias. Isso é só o começo”, reforçou.




