A tradicional Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio, em Barbalha, deu início à edição 2026 no domingo (31). A expectativa é que a festividade dedicada ao santo casamenteiro reúna cerca de 500 mil visitantes e movimente cerca de R$22,5 milhões ao longo da programação que se estende até o dia 13 de junho.
O evento é considerado um dos grandes impulsionadores da economia da região, beneficiando principalmente ambulantes, barraqueiros e pequenos empreendedores.
Entre os dias 03 e 12 de junho, grandes atrações prometem agitar o Parque da Cidade. Entre os destaques, Taty Girl, Rey Vaqueiro, Natanzinho Lima e Mari Fernandes se apresentam no palco principal.
Além dos shows, a festa também acontece no Centro Histórico e Largo da Matriz com as Ilhas Culturais, reunindo o melhor das apresentações artísticas, parque de diversões, quermesse, missas e um polo gastronômico repleto de culinária regional.
O prefeito de Barbalha, Guilherme Saraiva, destacou que os preparativos para a festa começaram ainda em janeiro, e a expectativa é de crescimento ano após ano.
“Hoje é o dia mais feliz para o povo barbalhense. A gente espera o ano inteiro por esse momento”, afirmou. “A abertura do São João do Nordeste acontece aqui, em Barbalha, reunindo fé e cultura. A cada ano recebemos mais visitantes e estamos de braços abertos para acolher todos que chegam à nossa cidade”, completou.
O tradicional cortejo do Pau da Bandeira de Santo Antônio recebeu cerca de 350 mil pessoas, incluindo autoridades, no último domingo (31). O governador Elmano de Freitas (PT) destacou a importância da celebração para o povo cearense.
“Estou muito feliz por estar em Barbalha, participando dessa festa popular do nosso povo. Fico muito satisfeito ao ver essa multidão prestigiando uma cidade tão organizada e bonita”, afirmou o governador. “Antes de qualquer coisa, essa festa representa o fortalecimento da fé”, completou Elmano.
O senador Camilo Santana, natural do Cariri, conta da sua relação com a festa desde a infância e destacou a celebração como um momento de valorização da cultura e de fé.
“Este ano trouxe o José, meu filho mais novo, para conhecer a festa e também para pedirmos proteção a Santo Antônio, mais paz e a diminuição do ódio entre as pessoas. Essas são as nossas tradições e a nossa cultura”, afirmou.




