O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, encaminhou à Câmara Municipal nesta segunda-feira (22) um projeto de lei para ampliar o Passe Livre Estudantil. A proposta estende a gratuidade no transporte público coletivo para os fins de semana e os períodos de férias escolares, benefício que, atualmente, se restringe aos dias letivos de segunda a sexta-feira.
Pelo texto enviado ao Legislativo, a expansão do programa passaria a vigorar a partir de julho de 2026. Com a mudança, estudantes teriam direito às duas passagens diárias gratuitas também aos sábados e domingos, além dos meses em que as aulas estão suspensas.
Até junho de 2026, mais de 265 mil carteiras de estudante referentes ao ano foram confeccionadas e entregues às entidades. Desse total, quase 213 mil pertencem a alunos das redes pública municipal, estadual e federal ou a bolsistas do Programa Universidade para Todos (Prouni). As demais, cerca de 52,7 mil, correspondem a estudantes da rede particular.
A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) recebe e processa solicitações de novos documentos diariamente, ampliando continuamente a base de beneficiários. Têm direito à carteirinha alunos residentes em Fortaleza matriculados em instituições de ensino e cursos regularizados junto à Etufor, sejam da rede pública ou privada.
De janeiro a junho de 2026, cerca de 9,5 milhões de passagens gratuitas foram registradas pelo programa no transporte coletivo da capital cearense. Considerada a tarifa de R$ 1,50, o benefício representou uma economia de R$ 14,2 milhões para os estudantes fortalezenses no período.
A carteirinha confere ainda o direito à integração; quando o usuário utiliza mais de um ônibus ou van em até duas horas, a gratuidade se mantém. Esse recurso foi acionado mais de 2,4 milhões de vezes somente em 2026.
Os dados revelam que as viagens pagas com meia passagem se tornaram minoria entre os embarques registrados com a carteirinha. De janeiro a junho, foram 1,9 milhão de meias passagens, volume que representa menos de 14% do total de viagens contabilizadas com uso do documento estudantil.
A proposta de ampliação segue agora para análise dos vereadores. Se aprovada, a extensão do Passe Livre Estudantil para fins de semana e férias entrará em vigor ainda no segundo semestre, justamente quando começa o primeiro período de recesso escolar do ano.
Texto redigido com auxílio de ferramenta de Inteligência Artificial.




