A Universidade Federal do Ceará (UFC) concedeu nesta quinta-feira (25) o título de Doutor Honoris Causa ao engenheiro agrônomo, senador da República e ex-ministro da Educação Camilo Santana. A cerimônia, aberta ao público, foi realizada na Praça Cultural São Pedro, localizada na Praia de Iracema, em Fortaleza.
A solenidade reuniu autoridades, representantes da comunidade acadêmica, estudantes, professores e convidados. Entre as presenças, destacam-se o Ministro das Relações Institucionais, José Guimarães; o governador do Ceará, Elmano de Freitas; e o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão.
Considerada a mais alta honraria concedida por universidades, a distinção de Doutor Honoris Causa é destinada a personalidades que tenham prestado relevantes contribuições à sociedade, à educação, à ciência, à cultura ou ao desenvolvimento humano.
Em seu discurso, Camilo agradeceu o reconhecimento e dedicou aos cearenses a honraria recebida e a força frente aos desafios no governo Lula : “Foi a generosidade do nosso povo que me levou à jornada desafiadora ao lado do maior presidente da nossa história, de unir meus esforços à reconstrução da nação brasileira e ser o ministro da educação deste país. Sou a soma de cada pedaço de amor, de luta e de história que me atravessou. Eu sou o povo brasileiro”, declarou.
O reitor da UFC, Custódio Almeida, encerrou a solenidade destacando a contribuição de Camilo para o fortalecimento da educação pública, da ciência e das políticas voltadas à redução das desigualdades sociais.
Trajetória marcante na política cearense
Natural do Crato, no interior do Ceará, Camilo Santana possui uma longa ligação com a UFC. Formado em Agronomia pela instituição, ele também concluiu mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente. Durante a vida universitária, teve participação ativa no movimento estudantil, atuando como diretor do Centro Acadêmico Dias da Rocha e do Diretório Central dos Estudantes (DCE).
Ao longo da carreira pública, Camilo ocupou diversos cargos de destaque. Foi superintendente-adjunto do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, deputado estadual, secretário das Cidades e governador do Ceará por dois mandatos consecutivos.
Em 2022, foi eleito senador da República com votação histórica no estado e, em 2023, assumiu o Ministério da Educação no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Segundo a UFC, a trajetória de Camilo ajudou a consolidar o Ceará como referência nacional em indicadores educacionais e representa valores historicamente defendidos pela universidade, como democracia, inclusão social e valorização do conhecimento.
A aprovação do título ocorreu durante reunião do Conselho Universitário da instituição (Consuni), realizada em maio. A proposta recebeu ampla maioria dos votos favoráveis.




