Play Video
Política

Evandro envia à Câmara reforma administrativa que cria 3 secretarias e coordenadorias; veja detalhes

Por José Gabriel Herculino
Atualizado há 1 ano
Tempo de leitura: 3 mins
Compartilhe a notícia:
O projeto que cria 3 novas secretarias seguirá para a análise dos vereadores da Capital. Foto: Reprodução/Facebook Evandro Leitão

O prefeito Evandro Leitão (PT) enviou a reforma administrativa da sua gestão para a Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), na manhã desta terça-feira (11). O projeto de lei era aguardado pelo Legislativo há algumas semanas e já está tramitando na Casa.

O gestor disse, na mensagem que acompanha a preposição, que há uma necessidade em “organizar e adequar a estrutura administrativa” da Prefeitura de Fortaleza “aos objetivos e compromissos assumidos com a sociedade” da Capital.

O texto propõe a transformação da Coordenadoria da Política da Mulher, vinculada atualmente à Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS) em Secretaria da Mulher, além da descontinuação da Secretaria Municipal da Gestão Regional (Seger) através da criação de uma Coordenadoria Especial de Apoio à Governança das Regionais. Segundo a proposta, esta última passará para a Secretaria de Governo (Segov).

Outra proposição é a criação da Secretaria de Relações Comunitárias, que atua pelo vínculo do governo municipal com a participação social na concepção de políticas públicas.

Há também a consolidação da criação de uma Secretaria da Proteção Animal, substituindo a atual pasta de Proteção e Bem-Estar Animal, que tem status de Coordenadoria. Essa mudança já havia sido anunciada por Evandro.

O projeto de lei ainda trata da concepção da coordenadoria Especial de Relações Internacionais e Interinstitucionais, a mudança de vínculo da Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (Urbfor) para a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), a vinculação do Conselho Municipal de Planejamento Participativo e os conselhos de gestão territorial para a Segov.

Além disso, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) deve passar a responder diretamente ao Gabinete do Prefeito, recebendo o status de Autarquia Especial. Enquanto isso, a educação, o ensino e a pesquisa em saúde passará a ser da alçada da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), de acordo com o documento.

A reforma também prevê a extinção da Fundação de Apoio à Gestão Integrada em Saúde de Fortaleza (Fagifor), cujas atribuições serão centralizadas na SMS. Os empregados da Fundação, de acordo com a proposta, devem ser absorvidos pela pasta da Saúde.

O texto menciona também ajustes na Guarda Municipal, para promover uma política nomeada como “Fortaleza Pacífica” e na SDHDS, para implantação do “Programa Ceará Sem Fome”.

Por fim, a Central de Licitações deve se tornar uma pasta – Secretaria Municipal de Licitações (Selifor), integrada com a Segov.

263
Compartilhe

Assuntos

Notícias relacionadas

O equipamento vive a expectativa de receber novos investimentos após duas montadoras instaladas no local
URBAGORA
Planta Automotiva do Ceará deve receber mais uma montadora no 2º semestre de 2026
Fortaleza vai ganhar novos CEIs com meta de zerar filas de creches na capital
Política
Fortaleza vai ganhar novos CEIs com meta de zerar filas de creches na capital
A aeronave decolou com grupos de bombeiros, técnicos em resgate e rastreamento para colaborar nas buscas de sobreviventes
URBAGORA
Avião da FAB é enviado com equipes de ajuda à Venezuela após terremotos
O equipamento vive a expectativa de receber novos investimentos após duas montadoras instaladas no local
URBAGORA
Planta Automotiva do Ceará deve receber mais uma montadora no 2º semestre de 2026
Fortaleza vai ganhar novos CEIs com meta de zerar filas de creches na capital
Política
Fortaleza vai ganhar novos CEIs com meta de zerar filas de creches na capital
A aeronave decolou com grupos de bombeiros, técnicos em resgate e rastreamento para colaborar nas buscas de sobreviventes
URBAGORA
Avião da FAB é enviado com equipes de ajuda à Venezuela após terremotos
Evandro Leitão anuncia expediente até meio-dia para servidores municipais na próxima segunda (29)
Fortaleza
Evandro Leitão anuncia expediente até meio-dia para servidores municipais na próxima segunda (29)

Inscreva-se em nossa Newsletter!

A forma mais rápida de manter-se atualizado.
Receba as notícias mais recentes, de segunda a sexta-feira, diretamente na sua caixa de e-mail.