As obras para implantação de uma ciclovia arborizada na Avenida Dom Luís, um dos principais corredores comerciais de Fortaleza, localizado na Aldeota, tiveram início nesta segunda-feira (22), com previsão de conclusão para 30 de novembro deste ano.
Durante o período de execução da obra, que prevê a transformação da ciclofaixa já existente em ciclovia, apenas uma faixa da Dom Luís será bloqueada ao longo de três quarteirões, com uma duração de 10 a 15 dias cada.
O projeto integra o programa Bloomberg Initiative for Cycling Infrastructure (BICI) e conta com um investimento de R$ 1 milhão. Até o final de 2028, a Prefeitura de Fortaleza quer transformar 50 km da infraestrutura cicloviária da cidade em ciclovias arborizadas, cerca de 10% da malha atual.
A intervenção tem o intuito de oferecer mais conforto térmico, segurança e atratividade para quem pedala. Serão implantados na Av. Dom Luís 1,9 km de ciclovia, sendo 1,4 km unidirecional e 0,5 km bidirecional, com canteiro central arborizado, rampas de acesso, paisagismo e iluminação.
“Planejamos a obra por etapas para reduzir os impactos no comércio e no tráfego. Nossa prioridade é garantir o acesso a todos os estabelecimentos e o fluxo de veículos, ao mesmo tempo em que avançamos na entrega da infraestrutura cicloviária,” pontuou o secretário da Conservação e Serviços Públicos, Abreu Machado.




