Fortaleza é, oficialmente, a primeira cidade do Brasil a adotar um novo tipo de elemento segregador voltado à proteção de ciclistas em vias urbanas. A instalação começou em fase experimental, nesta terça-feira (23), na Avenida da Universidade. A iniciativa é da Prefeitura, através da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC).
Na primeira etapa, os novos dispositivos serão implementados ao longo da via, no trecho entre as avenidas Eduardo Girão e Domingos Olímpio, cobrindo uma extensão aproximada de 1,5 km. O elemento ficará instalado ao lado da ciclofaixa existente, reforçando a segurança dos usuários de bicicletas em uma das vias mais movimentadas da cidade.
O elemento separador escolhido para esta fase do projeto é um modelo desenvolvido pela empresa ZICLA, já adotado em diversas cidades do mundo e pensado para tornar o trânsito mais seguro e sustentável. Um dos maiores diferenciais está nos seus materiais: ele é produzido a partir de recursos reciclados e recicláveis ー o que significa menos uso de matérias-primas virgens e mais cuidado com o meio ambiente.
Dessa forma, além de ser uma solução prática para a Capital, também contribui para reduzir impactos ambientais e valorizar a economia circular.
O separador foi projetado para suportar impactos de diferentes ângulos sem se deslocar, graças ao seu sistema de fixação firme e eficiente. Essa característica garante durabilidade ao equipamento, mas sem perder estabilidade.
O design também garante maior segurança para os transeuntes. O formato arredondado evita quinas ou bordas que possam ocasionar em maiores problemas em caso de contato. Já a superfície antiderrapante oferece mais aderência.
Por fim, a visibilidade é, também, uma característica fundamental. O equipamento conta com faixas refletivas que facilitam a sua identificação durante o dia e à noite, auxiliando motoristas a perceberem melhor o espaço destinado às bicicletas.




